Novo diretor no Volkstheater de Viena: a lufada de ar fresco de Gloger!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Jan Philipp Gloger assumirá a direção do Volkstheater de Viena em 2025 e está planejando uma temporada diversificada com foco na comédia.

Jan Philipp Gloger tritt 2025 die Intendanz am Wiener Volkstheater an und plant eine vielfältige Saison mit Schwerpunkt auf Komödie.
Jan Philipp Gloger assumirá a direção do Volkstheater de Viena em 2025 e está planejando uma temporada diversificada com foco na comédia.

Novo diretor no Volkstheater de Viena: a lufada de ar fresco de Gloger!

Em 13 de junho de 2025, o Volkstheater de Viena tomou um novo caminho: Jan Philipp Gloger, que anteriormente era diretor interino do Teatro Estadual de Nuremberg, assumiu a direção. O jogador de 44 anos sucede a Kay Voges, que se muda para os palcos de Colônia depois de cinco anos. Gloger não traz apenas uma lufada de ar fresco, mas também planos emocionantes para a primeira temporada, que começa em 12 de setembro.

"Você enlouqueceu?" alguém poderia perguntar quando olhamos para as ambições de Gloger. Com um novo logotipo que enfatiza o termo “pessoas”, pretende criar uma oferta diversificada e dá especial atenção às comédias para atrair um público vasto. “Não queremos alcançar apenas os amantes da música clássica, mas também aqueles que querem apenas rir”, explica Gloger.

Um conjunto comprometido

Um passo importante foi a procura direcionada de membros do conjunto com ligações à cidade de Viena. Embora Gloger tenha trazido consigo apenas uma pequena parte do conjunto de Nuremberg, ele pode se orgulhar de uma nova equipe com 20 membros, incluindo nomes conhecidos como Paula Nocker, Sissi Reich e Johanna Wokalek. Tobias Schuster assume a posição de dramaturgo principal, enquanto Rieke Süßkow dirige “Contos dos Bosques de Viena”, de Horváth.

A primeira temporada já promete alguns destaques. Entre outras coisas, estão planejadas produções de “Traumnovelle” e “Caché” de Schnitzler baseadas em Michael Haneke. Também será levada ao palco a comédia “Assalto a Banco” – evento que muitos visitantes já aguardam com ansiedade. Gloger está claramente comprometido com o objetivo de exercitar os músculos do riso do público e estimular a discussão.

Prêmio para novas peças

Outro destaque é a introdução do Prémio Jura-Soyfer, dotado de 30 mil euros. Gloger quer incentivar os autores a escrever peças cômicas e políticas. “O termo ‘povo’ não deve ser deixado para a direita, mas queremos tomar uma posição”, disse Gloger. A ideia é estabelecer o Volkstheater como local de debate e intercâmbio.

A abordagem de Gloger para integrar narrativas digitais nas operações teatrais também é interessante. Durante a sua estada em Nuremberga, ele já desenvolveu formas digitais de teatro e vê-as como uma séria extensão da prática teatral tradicional. Segundo Gloger, o público deve encontrar ao mesmo tempo oportunidade para escapismo e espaço para reflexão analítica.

As primeiras estreias da nova temporada também já estão agendadas. No dia 12 de setembro, a colagem de Soyfer “Quero caminhar até a Via Láctea!” se apresentou, seguida de "Caché" em 14 de setembro e "The Boys Are Kissing" em 25 de setembro. À medida que a temporada avança, os espectadores também podem esperar pela história atemporal “Édipo Tirano”, que estreia em 14 de novembro.

Para todos que perderam o Volkstheater de Viena nas últimas semanas: durante os tempos dolorosos, o teatro abriu seu arquivo de vídeo e publicou antigas gravações de performances. Até 10 de maio havia a oportunidade de assistir às gravações 24 horas todos os dias, o que pretendia colmatar a lacuna nas operações teatrais.

Jan Philipp Gloger estará à frente do Volkstheater de Viena a partir de setembro. Uma coisa é certa: com a sua nova perspectiva e foco claro nas preocupações do público, a próxima temporada será emocionante. Porque quando se trata da questão do teatro popular, “Você ainda se sente?”, Gloger não quer apenas encontrar respostas, mas também moldar ativamente o diálogo com o público.