Grande fechamento do S-Bahn em Viena: começa a modernização do verão!
Viena: encerramento do S-Bahn entre Floridsdorf e Praterstern de 28 de junho a 1 de setembro; Transporte de substituição com ônibus ÖBB configurado.

Grande fechamento do S-Bahn em Viena: começa a modernização do verão!
Haverá grandes canteiros de obras na capital federal, Viena, no verão de 2025, o que afetará tanto o S-Bahn quanto o metrô. De 28 de junho a 1º de setembro, o S-Bahn entre Floridsdorf e Praterstern estará totalmente fechado devido a extensas obras de modernização. A ÖBB está a trabalhar na viabilidade futura da rota principal, a fim de permitir que os passageiros viajem regularmente e com segurança no futuro. Estas medidas fazem parte de um projeto de grande escala para renovar a infraestrutura ferroviária. Como o Postagem no blog ferroviário informou que as obras ocorrerão durante as férias de verão, a fim de minimizar possíveis transtornos aos passageiros.
As modernizações incluem a ampliação de plataformas, a renovação de edifícios e estruturas de suporte, bem como a implementação do sistema digital de controlo de comboios ETCS, que visa garantir uma maior frequência de horários. Durante o fechamento, serão reparados trilhos, interruptores e linhas aéreas. Ao mesmo tempo, será criado um serviço de substituição com autocarros com o design característico da ÖBB para transportar os passageiros com conforto até ao seu destino.
Tráfego de reposição durante obras
Os passageiros podem esperar duas rotas de ônibus substitutas. A linha amarela é um ônibus direto que circula sem parar entre Viena Praterstern e Viena Floridsdorf, diariamente das 5h30/6h00 às 20h00. A linha azul, por outro lado, foi concebida como um serviço clássico de substituição ferroviária e tem paradas em Viena Traisengasse e Viena Handelskai. No geral, o tráfego de substituição é monitorado 24 horas por dia e os bilhetes ÖBB válidos são reconhecidos pela Wiener Linien em rotas de substituição definidas. Um novo sistema de codificação por cores garante melhor orientação.
Mas isso não é tudo: Wiener Linien também segura o martelo bem alto. Durante os meses de verão, eles atualizarão o U4 e renovarão as pistas da cidade. O troço entre Schottenring e Friedensbrücke é particularmente afetado, onde a infraestrutura do túnel tem mais de 120 anos. Como o Linhas de Viena relatório, o U4 circulará entre Heiligenstadt e Friedensbrücke e entre Hütteldorf e Schottenring durante o período de construção. Os passageiros têm a opção de mudar para a linha E4 do bonde e para a linha D redirecionada.
Mais trabalhos de pista na cidade
Neste contexto, também estão previstas obras de via em diversas linhas de eléctrico. O Kärntner Ring, Universitätsring e Schubertring passarão por grandes reformas de julho até o final de agosto. As linhas D, 1, 2 e 71 serão encurtadas ou redirecionadas, mas os passageiros ainda poderão utilizar as linhas U1, U2, U3 e U4 do metrô. Além disso, a renovação da via em Floridsdorf continuará durante as operações em curso. As pistas da Schloßhofer Straße serão renovadas a partir de 8 de agosto. Muitos fluxos de tráfego são coordenados aqui ao mesmo tempo.
Há muita oferta para quem viaja por Viena no verão: os intervalos das demais linhas do metrô serão aumentados na área ao redor dos canteiros de obras, para que o U2 e o U4 possam circular a cada 5 minutos durante as férias de verão. As linhas de eléctrico 2, 30, 31, 38 e 44 também beneficiam desta medida.
Com a ofensiva de modernização em grande escala que começou em 2024, Viena está no caminho certo para o futuro. As novas linhas de bonde 12 e 27 estão programadas para entrar em operação no outono, e as obras para estender a linha 18 até o estádio começarão em breve. Estas iniciativas não são apenas necessárias, mas também um investimento na qualidade de vida do povo vienense.