Serviço funerário em Viena: Áustria lamenta as vítimas do tiroteio na escola
Um serviço memorial foi realizado em Viena para as vítimas do tiroteio em Graz, à medida que a discussão sobre os direitos das armas ganha força.

Serviço funerário em Viena: Áustria lamenta as vítimas do tiroteio na escola
Na noite de quinta-feira, um serviço memorial foi realizado na Catedral de Santo Estêvão, em Viena, para as vítimas do tiroteio em Graz. Esta terrível tragédia ocorreu no dia 11 de junho, quando um ex-aluno de 21 anos atirou em nove adolescentes de 14 a 17 anos e em uma professora de sua escola anterior, uma escola secundária. O Presidente Federal Alexander Van der Bellen acendeu a primeira vela pelas dez vítimas e expressou a sua consternação pelos acontecimentos chocantes que afetaram toda a Áustria. Nas palavras de Josef Grünwidl, administrador da Arquidiocese de Viena, esta violência mergulhou toda a nação no luto popa.de relatado.
O terrível incidente durou apenas sete minutos, após os quais o autor do crime cometeu suicídio no banheiro de uma escola, logo após a chegada das primeiras patrulhas policiais. Onze outras pessoas ficaram gravemente feridas no tumulto, incluindo um professor. Segundo os investigadores, o autor do crime, um jovem extremamente introvertido, vivia uma vida retraída e era um jogador intensivo de jogos violentos de computador, especialmente jogos de tiro em primeira pessoa. Nos últimos três meses ele pôde até ser encontrado em um clube de tiro, o que sublinha a natureza perigosa de suas ações marktspiegel.de complementado.
Efeitos e reações
O ato brutal gerou um amplo debate sobre os direitos das armas na Áustria. Embora o perpetrador possuísse as suas armas legalmente, a adequação dos regulamentos actuais é cada vez mais questionada. Enquanto os Verdes e os Comunistas apelam a um endurecimento das leis sobre armas, o FPÖ está a receber duras críticas pela sua posição negativa, uma vez que descreve tal endurecimento como “política puramente simbólica”. Nesta discussão acalorada, até o Conselho de Segurança Nacional intervém para discutir medidas preventivas e analisar os antecedentes do tiroteio blick.de relatado.
No dia do incidente, um minuto de luto foi realizado em toda a Áustria às 10h. Muitos eventos públicos tiveram de ser cancelados em homenagem às vítimas. As autoridades de segurança também relatam novas ameaças contra escolas, razão pela qual a polícia está em alerta máximo. Durante uma busca na residência do autor do crime, foi encontrada uma bomba inoperante, indicando o planejamento e o potencial perigoso do jovem.
Embora existam alguns relatos de bullying, eles ainda não foram confirmados. Em vez disso, o motivo do perpetrador permanece obscuro e as mensagens de despedida não fornecem qualquer informação. É questionável se os eventos resultarão numa maior atenção aos problemas sociais e emocionais dos jovens, uma vez que os especialistas alertam para os desafios crescentes no sector da juventude.