Perigo de insolvência para a associação cultural Simmering: dívida de 330 mil euros!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Insolvência da associação cultural Simmering: processo de falência aberto, dívidas elevadas, contrato de arrendamento expira em 2025 - possível encerramento iminente.

Insolvenz des Kulturvereins Simmering: Konkursverfahren eröffnet, hohe Schulden, Mietvertrag läuft 2025 aus – mögliche Schließung droht.
Insolvência da associação cultural Simmering: processo de falência aberto, dívidas elevadas, contrato de arrendamento expira em 2025 - possível encerramento iminente.

Perigo de insolvência para a associação cultural Simmering: dívida de 330 mil euros!

Em 3 de novembro de 2025, a Associação de Credores Alpinos (AKV) abriu oficialmente o processo de falência dos ativos da Associação Cultural Simmering no Tribunal Comercial de Viena. A associação, fundada na década de 1980, desde então organiza eventos culturais no bairro de Simmering e também atua no pitoresco Castelo de Simmering.

Mas o futuro do clube está em perigo. As causas da insolvência são significativas: além do legado financeiro que onera o clube, a falta de subsídios não passa despercebida. A dívida total ascende actualmente a cerca de 330 mil euros, enquanto os activos, ou seja, os fundos disponíveis, ascendem apenas a cerca de 80 mil euros. Um total de 57 credores são afetados por esta situação, o que ilustra a dimensão do desafio. MeinBezirk relata que a falência põe significativamente em risco as operações culturais na região.

Perspectivas financeiras

Há um raio de esperança para o resto de 2025: a associação cultural espera um fluxo de caixa positivo, uma vez que as despesas correntes permanecem baixas e podem ser geradas receitas a partir da gestão do castelo, incluindo aluguer e taxas de stands para os mercados de Natal. No entanto, a esperança de uma reviravolta positiva pode desaparecer rapidamente, uma vez que o contrato de arrendamento do Simmering Castle expira no final de 2025. Sem um novo contrato, uma fonte significativa de receitas poderá ser perdida e com ela a possibilidade de continuar a gerir o clube. AKV deixa claro o quão crítica a situação parece sem um investidor: a empresa está ameaçada de fechamento e liquidação.

Há questões sobre o futuro. Ainda é possível reestruturar a empresa? O administrador da insolvência, Mag. PLL.M. Katharina Winkler acompanhará o procedimento posterior, mas como mostrará a reunião de exame em 19 de janeiro de 2026, decisões importantes precisam ser tomadas. O prazo de inscrição até 5 de janeiro de 2026 também mostrará a gravidade da liquidez da associação cultural.

A história da Associação Cultural Simmering é caracterizada por compromissos e desafios. Mas agora está nas mãos dos investidores responsáveis ​​e potenciais encontrar um novo caminho. O património cultural da região está em jogo e a comunidade espera uma reviravolta positiva.