Estação principal de tratamento de esgoto fervendo: 45 anos de proteção ambiental e inovação!
A principal estação de tratamento de esgoto em Simmering comemora 45 anos de proteção ambiental e tratamento moderno de águas residuais. Uma retrospectiva de seus sucessos.

Estação principal de tratamento de esgoto fervendo: 45 anos de proteção ambiental e inovação!
A principal estação de tratamento de esgoto em Simmering tem motivos para comemorar: seu 45º aniversário foi comemorado em 30 de junho de 2025, e a cidade de Viena pode relembrar 45 anos servindo o meio ambiente e o tratamento de águas residuais. A importante instalação foi inaugurada por Leopold Gratz, então prefeito de Viena, e leva o título de maior projeto de proteção ambiental da Segunda República da Áustria. Em média, mais de 200 milhões de metros cúbicos de águas residuais são tratados aqui todos os anos – uma quantidade impressionante que sublinha o compromisso da cidade com a sustentabilidade.
Cobrindo uma área de cerca de 47 hectares, maior que o Vaticano, a estação de tratamento de águas residuais purificou incríveis 8,7 trilhões de litros de águas residuais desde que começou a operar. Isto corresponde a mais do dobro do volume do Lago Attersee! Nos últimos 45 anos, a cidade de Viena investiu cerca de 750 milhões de euros na expansão e conversão das instalações, mostrando que não se trata apenas de um projeto, mas de um compromisso contínuo com o ambiente futuro.
Usina ecológica e tecnologia moderna
A principal estação de tratamento de esgoto não se dedica apenas à purificação de águas residuais, mas também ganha pontos com tecnologias inovadoras. Ela produz mais energia a partir do gás de esgoto do que consome e, portanto, também é conhecida como “usina ecológica”. A instalação também fornece dados de saúde por meio do monitoramento de águas residuais, que foi introduzido em 2020 durante a pandemia de Covid-19. Esses desenvolvimentos modernos são essenciais para a proteção da saúde e do ambiente na cidade.
Houve várias expansões significativas nos últimos anos: em 2023, foi colocado em funcionamento um grande sistema de bomba de calor, permitindo à estação de tratamento de águas residuais gerar aquecimento urbano para mais de 100.000 famílias. Além disso, o prefeito Michael Ludwig esteve presente na introdução da geração de energia renovável em 2020, enquanto seu antecessor, o prefeito Michael Häuptl, acompanhou o comissionamento de uma etapa ampliada de purificação biológica em 2005.
Nova ordem para maior eficiência
A fim de aumentar ainda mais a eficiência, a cidade de Viena adjudicou recentemente um importante contrato à PROBIG. Em cooperação com Ginzler/Amstetten, são fornecidos raspadores transportadores para o sistema. O objetivo é garantir que a estação de tratamento de águas residuais permaneça no estado da arte. O volume de encomendas da PROBIG ronda os 1,8 milhões de euros e visa introduzir modernos raspadores de corrente feitos de plásticos de alta qualidade, testados e certificados pela TÜV. Este é mais um passo rumo à autossuficiência energética, que estava prevista para 2020 e agora está focada na implementação de alta tecnologia.
Em resumo, o aniversário marcante da estação de tratamento de esgotos em Simmering não só mostra os sucessos dos últimos 45 anos, mas também aponta para um futuro promissor. Com investimento contínuo e um claro foco em tecnologias sustentáveis, a instalação continua a ser um exemplo de compromisso ecológico e soluções inovadoras para servir o público.