Aumento nos cartões de posse de armas: tiroteio em Graz causa medo em Viena
Depois do tiroteio em Graz, as vendas de armas estão a aumentar em Viena. O governo federal está planejando endurecer as leis sobre armas.

Aumento nos cartões de posse de armas: tiroteio em Graz causa medo em Viena
Após a trágica violência em Graz, em que um jovem matou onze pessoas com armas adquiridas legalmente, a procura de armas de fogo em Viena aumentou enormemente. Alto cosmo.at Mais de 40 mil pessoas na cidade estão agora registradas como proprietárias de armas, que juntas acumulam cerca de 150 mil armas de fogo.
Os traficantes de armas estão reclamando de um aumento acentuado nos registros de licenças de armas. Uma razão para isto pode ser a insegurança geral entre a população, que recorre frequentemente à autodefesa após os dramáticos acontecimentos em Graz. Por exemplo, espingardas de autodefesa categoria C podem ser adquiridas a partir dos 18 anos sem aprovação especial.
Mudanças na legislação
Tendo em conta os desenvolvimentos preocupantes, o governo federal está a planear tornar mais rigorosas as leis sobre armas. As novas medidas que estão sendo consideradas incluem:
- Zugang zu Ergebnissen psychologischer Eignungstests für die Waffenbehörden
- Vorläufige Waffenverbote bei laufenden Ermittlungen zu häuslicher Gewalt
- Anhebung des Mindestalters für besonders gefährliche Schusswaffen von 21 auf 25 Jahre
- Die Befristung der Waffenbesitzkarte für Erstbesitzer auf acht Jahre
De acordo com um relatório de correio.at Os compradores da Glock 19 usada no tiroteio devem ter pelo menos 21 anos, apresentar cartão de posse de arma e passar por um teste psicológico. Rainer Kastner, psicólogo de armas, observa que muitos possíveis proprietários de armas costumam dizer que querem se tornar atiradores esportivos, enquanto a autoproteção é frequentemente citada como a verdadeira motivação.
Os requisitos para obter um cartão de propriedade de armas são claros: são necessárias provas de como você manuseia as armas, bem como um relatório psicológico sobre a confiabilidade das armas. No entanto, Julia Wachter, da Secção de Psicologia Jurídica do BÖP, sugere que os testes actuais estão desactualizados e não oferecem directrizes claras quanto à fiabilidade dos peritos.
Uma olhada nos números
Em 1 de junho de 2025, havia 374.141 proprietários de armas registados em toda a Áustria, um aumento de mais de 4.000 em apenas cinco meses. Em Viena existem 40.464 pessoas que possuem mais de 150.144 armas de fogo. O que é crítico é que o alegado perpetrador em Graz só tinha um cartão de posse de arma, o que não o autorizava a portar armas de fogo da categoria B - teria sido necessário um passaporte de arma.
De acordo com informações de orf.at A Áustria é considerada um dos países mais pacíficos do mundo. Mas a sensação subjetiva de segurança diminuiu drasticamente desde a crise dos refugiados em 2015 e vários ataques terroristas globais. Esta combinação criou uma atmosfera insegura que provavelmente motivou muitas pessoas a comprar armas de fogo. As alterações na legislação ocorrem frequentemente após acontecimentos trágicos, e a necessidade de avaliações mais precisas e sérias deveria receber cada vez mais atenção.