16 dias contra a violência: Rudolfsheim envia um sinal forte!
Rudolfsheim-Fünfhaus dá o exemplo contra a violência contra as mulheres: 16 dias de ação em Auer-Welsbach-Park e importantes ofertas de ajuda.

16 dias contra a violência: Rudolfsheim envia um sinal forte!
Somos constantemente confrontados com a questão premente de saber por que razão a violência contra as mulheres ocorre com tanta frequência. Em Rudolfsheim-Fünfhaus, este problema foi abordado por ocasião da campanha internacional “16 dias contra a violência contra as mulheres”. Todos os anos, de 25 de novembro a 10 de dezembro, a atenção mundial é chamada para esta questão. Um sinal forte foi enviado recentemente em Auer-Welsbach-Park. Agora existe aqui um banco laranja que indica o número de emergência 24 horas para mulheres: 01 71 71 9.
A liderança distrital pretende utilizar tais acções para aumentar a consciencialização e lançar luz sobre a situação dramática. Na Áustria, uma mulher é assassinada a cada três semanas, muitas vezes pelo seu parceiro. Este ano, 17 mulheres já perderam a vida devido à violência doméstica ou parceira. Estes números assustadores provêm do actual inquérito sobre a violência contra as mulheres, que também mostra que existe uma grande discrepância entre os géneros: as mulheres sofrem violência com uma frequência desproporcionada devido ao seu género.
Apoio político
Numerosos representantes políticos estiveram presentes na ação, incluindo Dietmar Zach da Esquerda/KPÖ, Bernhard Bergler (SPÖ), Catherina Schneider (Verdes), Manfred Dvorak (FPÖ), Martina Nekula (ÖVP) e Andreas Leszkovsky (Neos). O seu empenho mostra que a questão diz respeito a todos e que é necessário um esforço conjunto para combater eficazmente a violência contra as mulheres.
A sensibilização é urgentemente necessária. Uma em cada três mulheres com mais de 15 anos já sofreu violência na vida, seja nos relacionamentos, no trabalho ou mesmo na infância. Estes factos provêm do inquérito “Violência de género contra as mulheres e outras formas de violência interpessoal” realizado pelo Eurostat e pela Chancelaria Federal. Estatísticas Áustria relata que está planeada uma recolha abrangente de dados para combater esta violência.
Ofertas de suporte
Em Rudolfsheim-Fünfhaus existem várias ofertas que apoiam mulheres necessitadas. Além da chamada de emergência 24 horas regularmente disponível, também estão disponíveis pulseiras de teste destinadas a proteger contra quedas nocauteadoras. Estes podem ser retirados na secretaria distrital de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. e na quinta-feira até às 17h30.
Adicionalmente existe o 0800/222 555 linha de apoio, que também está disponível 24 horas por dia. Em situações agudas, os afetados podem contactar o número de emergência policial 133 ou 112. Pessoas surdas e com deficiência auditiva podem contactar via SMS 0800/133 133 Obtenha ajuda.
É essencial que nós, como sociedade, olhemos mais de perto e dêmos às mulheres afectadas o apoio de que tanto necessitam. A presença constante de questões relacionadas com a violência contra as mulheres é um passo na direcção certa e espera-se que em breve conduza a uma melhoria da situação.
Para mais informações e suporte você pode visitar as páginas de Estatísticas Áustria ou visite a campanha “16 dias contra a violência contra a mulher”.