Casal salva-vidas de Viena: parada cardíaca do pai derrotada!
Um pai de 55 anos em Viena-Penzing sofre uma parada cardíaca; Uma dupla de paramédicos salva sua vida.

Casal salva-vidas de Viena: parada cardíaca do pai derrotada!
Um triste incidente em Viena-Penzing causou comoção em 21 de julho de 2025. Por volta das 17h, um pai de 55 anos, que estava a caminho da festa de aniversário de sua filha, desmaiou devido a um ataque cardíaco. Graças à rápida reação de um casal corajoso, sua vida foi salva.
Franziska (20 anos) e Julian (30 anos) foram alertados ao se cadastrarem no aplicativo salva-vidas. Eles não hesitaram um momento e imediatamente foram ajudar. Os dois sobreviventes precisaram de menos de um minuto para chegar ao paciente e iniciaram imediatamente as compressões torácicas. Esses primeiros socorros rápidos são cruciais porque cada minuto sem reanimação reduz significativamente as chances de sobrevivência.
Tecnologia que salva vidas
O aplicativo salva-vidas é um sistema baseado em smartphone que alerta socorristas qualificados e, assim, reduz o tempo sem tratamento em caso de parada cardíaca. O alarme ocorre num raio de 400 metros e permite que socorristas com formação médica cheguem ao local num espaço de tempo muito curto. Este conceito pode ser crucial para as hipóteses de sobrevivência das pessoas afectadas, porque a nível internacional, bem como na Alemanha, a taxa de reanimação de leigos é de apenas cerca de 51 por cento.
Essa tecnologia faz parte do estudo HEROES, uma iniciativa de pesquisa do Hospital Universitário de Freiburg que visa reduzir a mortalidade após parada cardíaca extra-hospitalar. A Fundação Alemã do Coração, que apoia este projecto com 47.500 euros, está a trabalhar para sensibilizar o público para o tema da reanimação e para reforçar as medidas adequadas.
Fortes juntos – apoio local
Após os primeiros socorros de Franziska e Julian, chegaram várias equipes de resgate, o corpo de bombeiros de Viena e a polícia de Viena. Um desfibrilador também estava no local em poucos minutos. Esta prontidão operacional coordenada é de imensa importância para manter o tempo até a intervenção médica profissional o mais curto possível.
O homem de 55 anos começou a respirar novamente doze minutos após o incidente e foi levado para o hospital em estado crítico pelo helicóptero de resgate de Viena. Graças aos esforços corajosos de todos os envolvidos, outra vida foi salva.
Rainer Gottwald, chefe do serviço de resgate profissional em Viena, expressou seus agradecimentos ao casal que salvou vidas. Suas ações rápidas salvaram não apenas um pai, mas também uma família inteira de um trauma inimaginável.
Esses eventos mostram claramente a importância de participar de cursos de primeiros socorros e se cadastrar em aplicativos como o salva-vidas. Com um pouco de preparação, cada indivíduo pode se tornar uma ajuda viva e ajudar a reduzir significativamente o intervalo sem reanimação.
Para obter mais informações sobre iniciativas de primeiros socorros e a tecnologia por trás delas, leia histórias de 5 minutos, Fundação Alemã do Coração e Medicina cardíaca.