Base Aérea de Penzing: Oferta de compra em perigo – Bundeswehr precisa de espaço!
A Base Aérea de Penzing é o foco da Bundeswehr, que pode estar planejando a localização de um quartel. Os esforços de conversão poderão, portanto, estar em risco.

Base Aérea de Penzing: Oferta de compra em perigo – Bundeswehr precisa de espaço!
A antiga base aérea perto de Penzing é atualmente o foco das negociações entre a associação de propósito especial Area61 e a Agência Federal Imobiliária (BImA). De novo Mensageiro do círculo informou que os responsáveis receberam uma oferta concreta de compra do imóvel. Mas a possibilidade de conversão ameaça vacilar. A Bundeswehr está a analisar se a área pode ser usada como quartel, o que se torna ainda mais importante devido ao atual anúncio do ministro da Defesa, Boris Pistorius, de que o número de pessoas que prestam serviço militar aumentará para 40.000 até 2031.
Para satisfazer a crescente necessidade de alojamento, a Bundeswehr planeia construir 270 edifícios empresariais utilizando construção modular, principalmente em propriedades existentes. Neste contexto, a Base Aérea de Penzing também é mencionada como uma das 187 propriedades auditadas no portfólio do BImA. Um plano diretor previamente elaborado prevê diversos usos para o local, incluindo edifícios residenciais, escritórios, restaurantes e até um campus universitário. No entanto, a oferta de compra está sujeita à aprovação da sede do BImA e do Ministério Federal da Fazenda.
A Bundeswehr relatou uma necessidade
A Bundeswehr identificou a base aérea como “favorecida” numa avaliação de necessidades federais atual, o que levou o prefeito Peter Hammer a relatar isso à associação Penzing-Landsberg Innovation Campus. No passado, porém, ordens de auditoria semelhantes muitas vezes não tiveram consequências, o que aumenta a incerteza. A Força Aérea relatou especificamente uma necessidade, mas uma atitude negativa da BImA levanta questões. Em 23 de janeiro, uma delegação da Bundeswehr visitou a base aérea sem que Hammer fosse informado.
A comunicação entre o BImA e os atores locais deixou a desejar. Hammer exigiu uma notificação oficial, que finalmente chegou no dia 29 de janeiro e confirmou o favoritismo. No entanto, ainda não está claro quais áreas são especificamente necessárias. Hammer expressou preocupação com a falta de transparência e espera receber mais informações do inspetor da Força Aérea, que até agora faltavam.
O caminho para o futuro
O distrito de Landsberg está otimista quanto ao uso futuro da base aérea. Actualmente não há sinais de mudanças no processo de conversão e o alojamento para refugiados deverá permanecer aí. A associação de propósito especial Area61 está disposta a conversar com a Bundeswehr sobre soluções de coexistência, a fim de levar em conta ambas as necessidades - tanto para a Bundeswehr quanto para uso civil.
Será observado com interesse a evolução da situação nos próximos meses. Hammer descobriu que não é uma tarefa fácil, mas apesar dos desafios, ele incentiva o pensamento positivo e a continuação comprometida das atividades para aproveitar as oportunidades da Base Aérea de Penzing.