Thaliastrasse em Ottakring: 28 milhões para a nova avenida climática!
A Thaliastraße em Ottakring se tornará uma avenida climática - um projeto ecologicamente correto para melhorar o clima da cidade.

Thaliastrasse em Ottakring: 28 milhões para a nova avenida climática!
As ruas de Viena estão a mudar: a Thaliastrasse em Ottakring foi transformada numa avenida climática de 2,8 quilómetros. Esta transformação abrangente, realizada em três fases, colocou o projeto sob o lema “Mais Verde, Mais Frio, Mais Seguro”. Em estreita colaboração com os moradores, foi realizado um processo de participação cidadã entre abril e setembro de 2020, durante o qual as sugestões foram apresentadas à população em novembro de 2020. As implementações começaram em 2021 e decorreram até 2023. Segundo Cosmo O projeto é uma das mais amplas iniciativas “Saia do asfalto” da cidade.
O foco desta reformulação está na segurança de todos os usuários da estrada e na melhoria da qualidade de estadia. Além da iluminação otimizada, as calçadas foram alargadas em até seis metros e desobstruídas. O vereador Ulli Sima (SPÖ) enfatiza que esta reformulação não só melhorará significativamente a segurança individual, mas também o microclima local através da vegetação e dos elementos aquáticos. Incluindo a nova Thaliastrasse, são 240 árvores, 2.800 metros quadrados de espaços verdes, 360 lugares sentados, bem como 41 estelas de neblina e numerosos bebedouros, que proporcionam refresco, especialmente nos dias quentes de verão.
Desenvolvimento sustentável e adaptação climática
Esta transformação faz parte da estratégia promissora de Viena para a adaptação às alterações climáticas. De acordo com wien.gv.at O objetivo da cidade é apoiar grupos vulneráveis de pessoas e garantir qualidade de vida através de infraestruturas resilientes. A “Estratégia para as Ilhas de Calor Urbanas” desempenha um papel central no combate eficaz às altas temperaturas, que afetam principalmente as crianças, os idosos e as pessoas socialmente isoladas.
A criação de novas áreas verdes e a gestão das águas pluviais não só aliviam a pressão sobre o sistema de esgotos, mas também promovem um clima urbano mais fresco. O planejamento urbano é projetado de forma que os corredores de ar fresco e frio sejam preservados e sejam criados espaços abertos e verdes de alta qualidade. Esta estratégia é apoiada por programas de financiamento a nível da UE e nacional para facilitar a implementação dos projetos.
Expansão de medidas
O conceito está agora a ser expandido para outras ruas de Viena, incluindo Favoritenstrasse e Outer Mariahilfer Strasse. Além da Thaliastrasse, outras ruas também estão previstas como “pontos de resfriamento”, que serão equipadas com chuveiros de neblina, bebedouros e fontes de água para oferecer aos cidadãos uma forma acolhedora de se refrescar nos dias quentes. Todo o projeto na Thaliastraße custou cerca de 28 milhões de euros, dos quais cinco milhões de euros vieram de financiamento da UE.
Estas medidas não só promovem o bem-estar da população vienense, mas também ajudam a combater ativamente as alterações climáticas, tornando a cidade mais habitável. Com um plano bem pensado e o apoio dos seus cidadãos, Viena está a mostrar que a adaptação climática não é apenas necessária, mas também possível. A transformação da Thaliastrasse é um passo importante neste caminho e um sinal para o futuro desenvolvimento urbano.