O novo relógio atômico da Áustria: uma revolução na cronometragem o aguarda!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O primeiro relógio atômico óptico comercial em Viena-Ottakring revoluciona a medição do tempo e permite resultados de pesquisa mais precisos.

Die erste kommerzielle optische Atomuhr in Wien-Ottakring revolutioniert die Zeitmessung und ermöglicht präzisere Forschungsergebnisse.
O primeiro relógio atômico óptico comercial em Viena-Ottakring revoluciona a medição do tempo e permite resultados de pesquisa mais precisos.

O novo relógio atômico da Áustria: uma revolução na cronometragem o aguarda!

O mais recente desenvolvimento tecnológico chegou a Viena-Ottakring: o relógio mais meticuloso da Áustria. Este impressionante relógio óptico atômico, alojado em um discreto gabinete de servidor de 19 polegadas, poderá em breve se estabelecer como o relógio mais importante do país. O Escritório Federal de Metrologia e Topografia (BEV) é o local onde este relógio inovador foi instalado. Traz não apenas precisão, mas também um pouco de charme vienense ao mundo da cronometragem.

O relógio foi desenvolvido por uma equipe liderada pelo ganhador do Prêmio Nobel de Física Theodor W. Hänsch e por pesquisadores da Universidade Ludwig Maximilians e da Universidade Técnica de Munique. Segundo o líder do projeto, Thorsten Schumm, da TU Viena, é o primeiro relógio atômico óptico comercial que pode ser usado não apenas em pesquisa, mas também fora do mundo acadêmico.

A precisão do relógio atômico óptico

O que torna este relógio atômico tão especial? A resposta está na tecnologia: ela é baseada em íons de itérbio e opera em frequências muito além das que os relógios atômicos convencionais de césio podem oferecer. Embora os relógios clássicos de césio dependam de transições de energia física quântica dos átomos de césio, o novo relógio traz uma melhoria mensurável na precisão. As frequências de medição variam de cem a mil terahertz, o que promete um aumento significativo na medição precisa do tempo.

Os custos de aquisição desta inovação tecnológica ascendem a cerca de três milhões de euros, financiados pelo programa de infraestruturas “Quantum Austria”. Os sinais do relógio inovador serão transmitidos através de cabos de fibra óptica para vários locais de investigação na Áustria, e a sua utilização poderá ter implicações de longo alcance em áreas como as comunicações quânticas e a computação quântica.

Uma nova referência para cronometragem

Mas isso não é tudo. Este novo relógio atômico óptico poderia acelerar o impulso para redefinir o segundo, à medida que o atual padrão de césio parece cada vez mais desatualizado. Isso também inclui possíveis aplicações interessantes, como medir as menores diferenças de altura, bem como mudanças na massa e na gravidade. Um grande número de relógios atômicos em todo o mundo transmite seus dados ao Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), que então publica o Tempo Atômico Internacional (TAI).

  • Die erste Atomuhr wurde 1949 im National Bureau of Standards in den USA entwickelt.
  • Im Jahr 1967 wurde die Dauer einer Sekunde international definiert.
  • Die optischen Uhren, wie die jetzt in Wien installierte, haben das Potenzial, als neue Zeitnormen zu fungieren.

O que o futuro trará só pode ser adivinhado. À medida que os investigadores continuam a desenvolver novas tecnologias, como os primeiros avanços na manipulação de núcleos atómicos utilizando lasers, o desenvolvimento de relógios ainda mais precisos do que os de hoje pode não estar longe. A recém-descoberta “transição do tório” mostra que a combinação da física quântica e nuclear poderia abrir novas formas de medir o tempo e, a longo prazo, poderia até ajudar a resolver questões fundamentais da física.

Tais desenvolvimentos não são apenas uma conquista técnica, mas também um passo emocionante para o futuro da investigação. A cidade de Viena está a posicionar-se não apenas como um local para tecnologias inovadoras, mas também como um cenário para a próxima revolução na medição do tempo.