Maquinista da ÖBB em grave caso de abuso – seis vítimas conhecidas!
Um maquinista da ÖBB é suspeito de abusar sexualmente de seis meninos menores de idade entre 2003 e 2021. As investigações estão em andamento.

Maquinista da ÖBB em grave caso de abuso – seis vítimas conhecidas!
Um caso suspeito de abuso está a causar grande agitação em Viena. Um maquinista da ÖBB é suspeito de abusar sexualmente de pelo menos seis meninos e meninas menores de idade entre 2003 e 2021. As acusações foram desencadeadas por uma denúncia de uma vítima que agora é adulta e relatou ataques na juventude. Esta denúncia só veio à tona este ano e gerou extensas investigações. Alto meinkreis.at As supostas vítimas tinham entre 14 e 17 anos na época dos crimes.
Apesar dos relatos iniciais de até 19 vítimas denunciadas, o Ministério Público de Viena reduziu este número para seis casos confirmados. Dada a idade das vítimas e a situação jurídica da época, estão agora a ser examinados detalhadamente quais os crimes que podem ser investigados contra o maquinista. As acusações incluem assédio sexual e abuso de autoridade, mas o Ministério Público não assume estupro ou coerção sexual. Também não há indícios de violência nos crimes descritos.
Investigações e consequências
A investigação foi iniciada com a análise de pistas e avaliações jurídicas. A porta-voz da autoridade, Judith Ziska, confirmou que deve-se considerar se alguns dos atos expiraram. Neste contexto, o contacto com os rapazes afectados também é examinado mais detalhadamente; Isto não aconteceu num contexto profissional, mas sim através de interesses comuns no sector ferroviário fora do horário de trabalho, como sn.at relatado.
Depois de conhecidas as denúncias, o maquinista foi “imediatamente afastado do serviço” e foi instaurado um processo de despedimento. No entanto, ainda não está claro quando a ÖBB tomou conhecimento dos incidentes e por que só pode estar reagindo agora.
A situação da violência sexual na Áustria
Uma análise da situação atual na área dos crimes sexuais mostra que este problema não é isolado. O Delegacia Federal de Polícia Criminal (BKA) recentemente publicou números alarmantes. Em 2023, foram registados 16.375 casos de abuso sexual infantil, um aumento de 5,5% face ao ano anterior. A maioria dos perpetradores são homens e muitas das vítimas têm uma relação anterior com eles, muitas vezes através do chamado aliciamento.
A Internet é cada vez mais utilizada como cenário de crime, o que, aliado a um número cada vez maior de denúncias, indica que o debate social sobre o abuso sexual e as medidas de proteção às crianças se tornam cada vez mais necessários.
Dado este caso chocante e a situação geral, é essencial que o trabalho de educação e prevenção seja promovido na sociedade. A protecção das crianças e dos jovens deve ter a máxima prioridade.