Novas estratégias turísticas: Viena, Linz e Innsbruck em foco!
Viena, Innsbruck e Linz apresentarão novas estratégias de turismo em 2025. Foco na sustentabilidade e nas oportunidades através do ESC.
Novas estratégias turísticas: Viena, Linz e Innsbruck em foco!
No dia 6 de julho de 2025, aconteceu em Innsbruck a conferência ARGE das capitais dos estados, na qual representantes das cidades de Viena, Innsbruck e Linz apresentaram novas estratégias para o turismo urbano. Norbert Kettner da WienTourismus, Marie-Louise Schnurpfeil da Linz Tourism e Barbara Plattner da Innsbruck Tourism reuniram-se para falar sobre a direção futura e o potencial crescente das suas cidades. Destacam-se os números impressionantes do ano passado: 12,93 milhões de chegadas e 27,49 milhões de dormidas nas nove cidades, um aumento de 8% e 7% face ao ano anterior, assim como leadersnet.at.
Nos primeiros quatro meses de 2025, as nove cidades também apresentam um quadro positivo com 7,548 milhões de dormidas, um aumento de 6%. Kettner enfatizou não só a satisfação da população vienense com o turismo, que é de impressionantes 90%, mas também a importância de prosseguir estratégias sustentáveis. A cidade de Viena é membro da “Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável do Turismo das Nações Unidas” (INSTO) desde Abril de 2025 e está a prosseguir uma “Estratégia para a Economia do Visitante” que foi apresentada em 2019 e revista em 2025.
Investimentos no futuro
Innsbruck caminha para o futuro com todo o entusiasmo e investe 25 milhões de euros na qualidade do lazer nos próximos dez anos. Isto inclui também 1,4 milhões de euros, que irão fluir para um extenso programa de eventos de verão. Innsbruck também planeia investir 15 milhões de euros em soluções sustentáveis. Linz, por outro lado, prossegue uma estratégia futura até 2030 com foco na inovação e sustentabilidade, a fim de se estabelecer como um destino competitivo internacionalmente.
Os representantes das três cidades também veem grandes oportunidades no próximo Festival Eurovisão da Canção (ESC), uma vez que tanto Innsbruck como Viena se candidatam como possíveis locais. Este evento poderá não só atrair um grande público - a audiência está a aumentar anualmente, de 161 milhões em 2022 para 164 milhões esperados em 2025, como relata hospitalityinsights.ehl.edu - mas também impulsionar o turismo interno. O último evento ESC em Viena, em 2015, resultou em vendas de cerca de 30 milhões de euros e mais de 100.000 convidados.
Oportunidades através do ESC
A Secretária de Estado do Turismo, Elisabeth Zehnter, vê o ESC 2026 como uma oportunidade de ouro para fortalecer a Áustria como um local cultural e um país turístico. O ESC traz um estímulo económico extraordinário: Basileia, que acolheu o 69º ESC, registou uma taxa de ocupação hoteleira de 95% durante os eventos. O valor acrescentado estimado foi de cerca de 64 milhões de euros, conforme relata rollingpin.ch.
Globalmente, Viena, Innsbruck e Linz estão confiantes de que a candidatura ao ESC não só atrairá fluxos turísticos a curto prazo, mas também poderá ter um impacto a longo prazo no desenvolvimento do turismo. Continua a ser emocionante ver qual cidade acabará por ganhar o contrato e que medidas adicionais as cidades tomarão no próximo período.