Novas estratégias de liderança: TU Viena inicia treinamento inovador para gestão de crises
No dia 6 de dezembro de 2025, a Universidade de Tecnologia de Viena lançará um novo módulo de gestão de crises para gestores - prático e orientado para o futuro.

Novas estratégias de liderança: TU Viena inicia treinamento inovador para gestão de crises
No dia 7 de dezembro de 2025, um novo módulo intitulado “Liderança e Equipes – Decidindo e Comunicando Sob Pressão” terá início na TU Viena. Esta emocionante equipa de formação visa preparar gestores para acontecimentos inesperados nas suas vidas profissionais e privadas. Para fazer isso, eles aprendem métodos para tomar decisões sob incerteza e para uma comunicação clara em situações estressantes. Ao concentrarem-se em cenários realistas, os participantes podem desenvolver eficazmente as suas capacidades de liderança e de equipa. Um destaque do módulo é o uso de um simulador de voo Airbus A320 na AssekuRisk Safety Management GmbH, que ilustra de forma impressionante os fatores de trabalho em equipe, hierarquia, estresse e tomada de decisão. Com esta abordagem, a TU Viena está a estabelecer novos padrões na formação contínua de gestores modernos, a fim de se prepararem para os desafios de amanhã, como relata tuwien.at.
A participação no programa não só permite que os gestores reflitam sobre o seu próprio comportamento de liderança, mas também obtenham uma compreensão mais profunda dos padrões de reação sob pressão. Também são apresentadas ferramentas para promover a resiliência e a liderança construtiva de equipes, que podem ajudar os participantes a ter uma boa mão em situações de crise.
Desenvolvimento de equipes em tempos de crise
A liderança eficaz em situações de crise requer mais do que apenas conhecimentos especializados. Como observa um artigo da Harvard Business Review, os líderes de sucesso têm um interesse pessoal no desenvolvimento de longo prazo de seus funcionários. Eles usam seu tato e habilidades sociais para despertar a motivação dos membros de sua equipe e incentivá-los a fazer seu melhor trabalho. Não se trata apenas de simpatia, mas sim de usar os pontos fortes individuais para atingir objetivos comuns. Isto deixa claro que a liderança vai muito além da popularidade ou do poder, como mostra hbr.org.
Outro tema interessante que está se tornando cada vez mais importante no contexto do desenvolvimento de liderança é a diversidade, equidade e inclusão (DEI). Nesta área, o livro “Liderança Anti-Racista: Como Transformar a Cultura Corporativa num Mundo com Consciência Racial”, de James D. White e Krista White, é um guia útil para gestores que desejam trabalhar seriamente na mudança da cultura corporativa. White, ex-CEO da Jamba Juice, diz que conseguiu uma reviravolta notável para a empresa e mostra como o poder da diversidade e uma postura anti-racista podem permitir um forte desempenho. Mais informações sobre este livro podem ser encontradas em hbr.org.
O próximo início do novo módulo na TU Viena será em outubro de 2026. A iniciativa para desenvolver ainda mais as competências de liderança, especialmente em tempos turbulentos, não poderia ser mais relevante. Num mundo em constante mudança e que apresenta situações desafiantes, torna-se cada vez mais importante que os líderes sejam capazes não só de tomar decisões, mas também de comunicar de forma eficaz e de liderar as suas equipas em momentos difíceis.