Última chance: CONSERTAR!” – Appell für Bauwende an der TU Wien!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Die Ausstellung "CONSERTAR!" na TU Viena apela a uma mudança de novas construções para renovações, a fim de reduzir as emissões de CO₂.

Die Ausstellung "FIX IT!" an der TU Wien fordert eine Wende von Neubau zu Sanierung, um CO₂-Emissionen zu reduzieren.
A exposição “FIX IT!” na TU Viena apela a uma mudança de novas construções para renovações, a fim de reduzir as emissões de CO₂.

Última chance: CONSERTAR!” – Appell für Bauwende an der TU Wien!

A exposição itinerante “FIX IT!” na Universidade de Tecnologia de Viena fecha hoje as portas e deixa um importante apelo à mudança na indústria da construção. Iniciada por “Architects for Future” e apoiada pela iniciativa de cidadania europeia “House Europe!”, a exposição apela a uma mudança radical das novas construções para a utilização criativa e renovação de edifícios existentes. Particular attention is paid to the high consumption of gray energy that is lost when buildings are demolished. Este tema está no centro da discussão sobre a direção futura da construção da cultura na Áustria, um país que é amplamente considerado como “construído acabado”, como afirma a tese de diploma “Construindo o futuro?” de shows de Alina Bärnthaler.

A energia cinzenta, ou seja, o consumo cumulativo de energia desde a produção até à eliminação de materiais de construção, tem uma influência significativa na sustentabilidade dos edifícios. De acordo com uma análise, estes gastos energéticos representam cerca de 25% das emissões totais dos edifícios fabricados convencionalmente. Um novo edifício pode consistir em até 60% do consumo total de energia do ciclo de vida proveniente de energia cinzenta. Isto torna ainda mais importante renovar de forma sensata os edifícios existentes em vez de os demolir, como Werkstadt München também enfatiza.

As demandas da iniciativa

A iniciativa de cidadania “Casa Europa!” pretende recolher um milhão de assinaturas até ao final de janeiro de 2026, a fim de tornar a reconversão de edifícios mais fácil e mais socialmente responsável. As demandas incluem:

  • Renovierungen und Umbauten sollen einfacher werden.
  • Die Kosten für solche Maßnahmen müssen gesenkt werden.
  • Die Maßnahmen müssen sozial verträglich gestaltet werden.

Os parceiros da iniciativa incluem IG Architektur e Architekturzentrum Wien (Az W). A indústria da construção contribui significativamente para as emissões de CO₂ e para a geração de resíduos; eine ganzheitliche Lebenszyklus-Betrachtung ist daher dringend erforderlich, um den Wandel zur neuen Norm zu machen.

O caminho para o futuro

As discussões apresentadas durante a exposição mostram que há uma consciência crescente entre os estudantes de arquitetura sobre o problema da cultura da demolição. Além disso, certificações internacionais como LEED e DGNB são importantes para promover práticas de construção sustentáveis. The building sector accounts for around nine percent of global CO₂ emissions, and a rethink is necessary to sustainably reduce this value. Embora as emissões de gases com efeito de estufa na construção estejam a diminuir todos os anos, a necessidade crescente de materiais eficientes em termos de recursos mostra que ainda há muito trabalho a fazer para transformar fundamentalmente a indústria da construção.

Após o término da exposição na TU Wien, que se transferirá para o Amerlinghaus em Viena de 22 a 25 de janeiro de 2026, o objetivo permanece claro: um milhão de assinaturas para a “Casa Europa!” iniciativa. coletar e iniciar a mudança necessária na indústria da construção. Os edifícios existentes devem ser vistos como um recurso valioso e desenvolvidos de forma criativa para poderem funcionar de forma sustentável.