O imposto sobre vagas será abolido: a Estíria está lutando contra a crise imobiliária!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A abolição do imposto sobre vagas de emprego na Estíria está a conduzir a um declínio na construção de novas habitações. A crise está piorando.

Die Abschaffung der Leerstandsabgabe in der Steiermark führt zu einem Rückgang beim Wohnungsneubau. Die Krise spitzt sich zu.
A abolição do imposto sobre vagas de emprego na Estíria está a conduzir a um declínio na construção de novas habitações. A crise está piorando.

O imposto sobre vagas será abolido: a Estíria está lutando contra a crise imobiliária!

Algo está se formando na situação habitacional da Estíria. O governo do estado decidiu abolir o imposto de vacância planejado. Originalmente destinada a aliviar a escassez de habitação, a medida revelou-se um monstro burocrático. Alto notícias ad hoc O imposto para um apartamento de 100 metros quadrados era de no máximo 1.000 euros por ano, o que simplesmente não era suficiente para motivar os proprietários a colocarem à venda os seus imóveis devolutos. Em vez disso, os elevados custos administrativos e a necessidade de examinar atentamente o motivo da vaga apenas reduziram a taxa de vacância.

Um olhar para além da Estíria mostra que também há um debate sobre medidas semelhantes em Viena. Estima-se que cerca de 80 mil apartamentos estejam vazios aqui. O governo municipal está a considerar introduzir o seu próprio imposto para segundas residências e propriedades vagas, mas ainda não existem medidas concretas. Os Verdes estão empenhados num escalonamento progressivo desta taxa, mas ainda está pendente um acordo com a coligação.

A situação atual do mercado imobiliário é explosiva. Na Áustria, os preços dos imóveis mais do que duplicaram nos últimos 15 anos, enquanto o espaço habitacional é cada vez mais visto como um objecto de especulação. Estima-se que o número de habitações vagas se situe entre 230.000 e 650.000, mas existem poucos dados fiáveis ​​sobre este assunto, o que dificulta uma acção política eficaz. Como ( momento ), salienta, medidas adequadas poderiam fornecer números claros e, assim, melhorar a situação.

Os especialistas também relatam que um imposto sobre vagas poderia definitivamente ter um impacto nos aluguéis. O Momentum Institute estima que uma taxa eficaz poderia encorajar cerca de 198 mil proprietários a arrendar os seus apartamentos vazios. A estimativa baseia-se em dados do Statistics Austria e do Banco Nacional Austríaco e pode elevar o estado a 1,8 mil milhões de euros anualmente. Estes fundos poderiam então ser utilizados para financiar habitação social, que é de extrema importância para muitas cidades. Por outro lado, uma taxa de imposto baixa atrairia apenas um pequeno número de apartamentos vazios para arrendar, enquanto uma taxa de imposto mais elevada, superior a 100 euros por metro quadrado por ano, teria um impacto significativamente maior. Instituto Momentum.

Os preços de aluguer persistentemente elevados sublinham a necessidade de ação. Entre 2010 e 2020, o custo do arrendamento primário privado aumentou 50%. Entretanto, é claro que a urbanização e o aumento dos preços dos aluguéis andam de mãos dadas. As medidas futuras devem, portanto, não visar apenas os apartamentos vazios, mas também ter em conta as novas tecnologias de construção e as abordagens inovadoras ao espaço habitacional. O objetivo continua sendo criar mais espaço habitacional sem sobrecarregar ainda mais as áreas não vedadas.

O debate sobre o imposto sobre vagas de emprego mostra que a crise imobiliária na Áustria é complexa e que não existem soluções simples à vista. O verdadeiro progresso exige uma mudança de pensamento e, acima de tudo, coragem para mudar.