35 anos de Forum Guitar Viena: O poder feminino conquista os palcos!
O festival de guitarra “Forum Guitar Vienna” comemora seu 35º aniversário de 22 a 29 de agosto de 2025 com o lema “Women Edition” no MUK.

35 anos de Forum Guitar Viena: O poder feminino conquista os palcos!
Em agosto de 2025, a cena musical vienense celebrará uma ocasião especial: o festival de guitarra Forum Guitar Vienna celebra o seu 35º aniversário. Com o lema “Women Edition”, o festival envia um forte sinal de cooperação justa e visibilidade do talento feminino na indústria musical. O evento acontecerá de 22 a 29 de agosto de 2025 na Universidade Privada de Música e Arte da Cidade de Viena (MUK).
Programa diversificado
A programação do festival inclui um total de dez concertos, inúmeras master classes, emocionantes palestras e competições. O foco não está apenas em músicos renomados, mas também em talentos promissores que muitas vezes são esquecidos no cenário musical. Rosemarie Brucher, vice-reitora do MUK, enfatiza a importância do festival como símbolo do feminismo e da igualdade. O festival abre com um concerto no conceituado Schubert Hall do Vienna Konzerthaus, onde serão esperadas estreias de composições de Melody Eötvös e Rebeca Santiago.
Que tesouro de talentos aguarda os visitantes? Entre os atores musicais estão as irmãs gêmeas Sanaz e Sara Zaher, que participam de master classes como professoras. O guitarrista Xinyan Sun, de 10 anos, e a vencedora do concurso juvenil Vasilina Shashkova também estão na lista. Há também a cantora cipriota Loukia Agapiou e o seu conjunto, que pretendem inspirar o público com a sua actuação. Um total de 31 músicos internacionais enriquecerão as master classes, com a participação de grandes nomes como Margarita Escarpa, Ema Kapor, Dale Kavanagh, Kyuhee Park, Bozhana Pavlova e Tatiana Stachak. Os interessados nas master classes devem se apressar – o prazo de inscrição é 12 de agosto de 2025.
Mulheres na indústria musical
O compromisso do festival é ainda mais importante quando se considera o quão estruturalmente desfavorecidas são as mulheres e as pessoas não binárias na indústria musical. Uma análise recente Fundação MaLisa mostra que houve pouco progresso na distribuição de género nos últimos anos. Os números mostram que mais de 85% da música nas paradas semanais alemãs é composta por homens. A proporção de mulheres nos palcos dos festivais foi, em média, de apenas 16% em 2019. Embora os festivais mais pequenos tenham proporções mais elevadas, a proporção de mulheres em toda a indústria permanece abaixo da média social.
A nova iniciativa em Viena aborda diretamente estas realidades e visa promover a visibilidade das mulheres na música. Isto não só dá o exemplo, mas também cria uma plataforma para apresentar os sons e as perspectivas dos jovens talentos.
A música como comunidade
Através dos seus próximos eventos, o Guitar Forum Vienna será um exemplo brilhante de quão diversa e viva é a cena da guitarra na Áustria. Sob o cativante lema “Women Edition”, não só prometerá alegria e emoções, mas também abordará uma importante questão sociopolítica: a igualdade de género na música.
Em resumo, mostra que ainda há muito a fazer no cenário musical no que diz respeito à igualdade de género. Mas com iniciativas como o Fórum de Guitarra de Viena, aumenta a esperança de progresso. Já é tempo de as vozes das mulheres serem ouvidas na música - e é exactamente isso que irá acontecer agora, de forma impressionante, em Viena.