Incêndio misterioso em Tscheltsch: Seis corpos de bombeiros em operação em larga escala!
Em 24 de novembro de 2025, ocorreu um incêndio em uma sala de máquinas em Liesing. Seis corpos de bombeiros impediram a propagação.

Incêndio misterioso em Tscheltsch: Seis corpos de bombeiros em operação em larga escala!
Ontem, 24 de novembro de 2025, os bombeiros de Tscheltsch, perto de Liesing, no Lesachtal, foram alertados sobre um incêndio em uma sala de máquinas. Quando os bombeiros de Liesing chegaram, já saía uma fumaça espessa do prédio, onde um trator agrícola estava totalmente envolto em chamas. O incêndio apresentou desafios particulares aos serviços de emergência porque um sistema fotovoltaico (sistema fotovoltaico) estava localizado nas imediações.
Para combater o incêndio, os serviços de emergência tiveram primeiro de desligar o sistema fotovoltaico da rede. Esta medida exigente foi necessária antes que as medidas de extinção pudessem ser iniciadas, a fim de evitar perigos causados por tensões elétricas e arcos potenciais. Para abrir a garagem, a porta teve que ser removida à força porque o calor a inutilizou. O trator em chamas foi finalmente retirado do salão com a ajuda de um trator para apagá-lo ao ar livre.
Intervenção coordenada dos bombeiros
Um total de seis corpos de bombeiros foram implantados, incluindo os corpos de bombeiros de Liesing, Birnbaum, St. Lorenzen im Lesachtal, Maria Luggau, St. Jakob im Lesachtal e três corpos de bombeiros do Tirol Oriental (Obertilliach, Kartitsch, Sillian). Juntos, eles construíram uma tubulação de alimentação com mais de 1.200 metros de comprimento para garantir o abastecimento de água de combate a incêndios. A intervenção rápida e coordenada dos serviços de emergência evitou que o incêndio se espalhasse por toda a sala de máquinas e, portanto, conseguiu evitar grandes danos materiais. Cerca de 100 bombeiros e nove viaturas foram mobilizados
Cuidado é a chave, e isto é especialmente verdade quando se trata de incêndios relacionados com sistemas fotovoltaicos. Em caso de incêndio, esses sistemas representam desafios específicos para os bombeiros e equipes de resgate, como relata a fab-rheinland. Altas tensões elétricas e a possibilidade de queda de objetos podem representar sérios riscos. Por esta razão, o uso direcionado é importante para minimizar os riscos. Os incêndios ocorrem frequentemente devido a defeitos materiais ou manuseio inadequado de tais sistemas.
Considerações sobre combate a incêndios
Os especialistas em energia fotovoltaica recomendam garantir que as distâncias de segurança das partes energizadas sejam mantidas durante o uso. Também são necessárias técnicas especiais de extinção, por exemplo, as distâncias devem ser levadas em consideração ao usar tubos de jato CM. Via de regra, a água é o principal agente extintor, enquanto os agentes espumosos só podem ser utilizados em áreas sem tensão.
As causas exatas do incêndio e os danos materiais causados pelo incidente ainda são desconhecidos. A polícia também esteve no local para monitorar a situação. Outro relatório de Matthias Warmuth explica novos desenvolvimentos.
Como a situação dos incêndios em sistemas fotovoltaicos poderia ser melhorada no futuro continua a ser uma questão interessante, especialmente tendo em conta o número cada vez maior de tais sistemas, que atingiu cerca de 1,7 milhões só na Alemanha, como afirma Feuerwehrmagazin. Os perigos associados aos incêndios em edifícios estão a aumentar e é importante que tanto os bombeiros como os operadores de sistemas fotovoltaicos estejam bem treinados para agir corretamente numa emergência.