Deitados na febre das ciclovias: Nove quilômetros de novas rotas até 2026!
Liesing está a expandir a sua rede de ciclovias em 9 km até 2026. Objectivo: ligações seguras e colmatar lacunas no sistema de transportes.

Deitados na febre das ciclovias: Nove quilômetros de novas rotas até 2026!
Há muita coisa acontecendo em termos de ciclismo no coração de Liesing. Até ao final de 2026, será aqui criada uma rede de mais de nove quilómetros de novas ciclovias, um projeto que teve início em 2023. São 31 medidas que visam otimizar tanto a rede ciclável principal como a distrital. Este relatório meinkreis.at.
O principal objetivo da ofensiva de ciclovias é colmatar lacunas na rede de ciclovias existente e criar ligações contínuas e seguras. Um elemento central desta iniciativa é o fechamento da lacuna na ciclovia de Liesingbach, que, após a expansão, funcionará como uma ciclovia de mão dupla ao longo da Lehmanngasse. Esta rota se estende do Herbert-Mayr-Park via Liesinger Platz até uma área com trânsito calmo atrás do pavilhão esportivo Liesinger.
Medidas e melhorias concretas
Particularmente digna de nota é a modernização da Grawatschgasse, que está se tornando mais adequada para bicicletas entre Badner Bahn e Erlaaer Straße. Novas rotas via Don-Bosco-Gasse e Oldenburggasse também fornecerão uma conexão direta com a ciclovia de Liesingbach, no norte. Não se deve esquecer o fechamento de outra lacuna na Siebenhirtenstrasse: uma nova ciclovia de mão dupla está sendo construída ao longo de cerca de 750 metros entre Liesingbach e Brunner Strasse.
Será também promovida a ligação à estação U6 Siebenhirten, num troço de 640 metros ao longo do Petersbach. Os ciclistas também podem contar com uma ciclovia contínua via Basler Gasse, Lemböckgasse, Ketzergasse, Schellenhofgasse e Kellerberggasse. Estas iniciativas fazem parte de um conceito abrangente de ciclovia que será implementado em Liesing nos próximos anos. wien.gv.at explicou.
Um impulso ao investimento em infraestruturas cicloviárias
A ofensiva das ciclovias em Viena ganhou agora a todo vapor no distrito de Liesing. Depois de uma intensa fase de planeamento e preparação, a região está a beneficiar do espaço disponibilizado nos últimos anos com a introdução do autocolante de estacionamento. Isto levou a uma diminuição da utilização dos lugares de estacionamento em Alt Erlaa em cerca de 30 por cento, o que por sua vez abre novas possibilidades de utilização em espaços públicos.
A cidade de Viena investe anualmente cerca de 20 milhões de euros na ofensiva das ciclovias, estimando-se um investimento total de 35 milhões de euros só em 2023. O objetivo é tornar o ciclismo na cidade mais seguro, fácil e confortável. Os conceitos de ciclovias para Liesing também estão alinhados com o objetivo geral de expandir continuamente a infraestrutura cicloviária em Viena. Será dada especial atenção à garantia de que lacunas importantes na principal rede de transportes cicloviários sejam colmatadas até 2026, como mostram as primeiras etapas do projeto.
A discussão em curso sobre o ciclismo deixa claro o quão importante é a informação estatística bem fundamentada. O relatório documental “Tráfego ciclístico em números” oferece informações valiosas sobre a propriedade de bicicletas, comportamento de mobilidade e estatísticas de acidentes na Áustria e foi publicado por bmimi.gv.at publicado.
Em resumo: Liesing está a caminho de se tornar um verdadeiro paraíso para os ciclistas. Com as próximas inovações, os residentes podem esperar uma infraestrutura ciclável mais confortável e segura.