Incêndio em estacionamento subterrâneo: Dois carros em chamas, moradores seguros!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um incêndio ocorreu em um estacionamento subterrâneo em Liesing em 19 de outubro de 2025. Nenhum ferido foi relatado e a causa do incêndio está sob investigação.

In Liesing brach am 19.10.2025 ein Feuer in einer Tiefgarage aus. Keine Verletzten, Brandursache wird ermittelt.
Um incêndio ocorreu em um estacionamento subterrâneo em Liesing em 19 de outubro de 2025. Nenhum ferido foi relatado e a causa do incêndio está sob investigação.

Incêndio em estacionamento subterrâneo: Dois carros em chamas, moradores seguros!

Na manhã de domingo, 19 de outubro de 2025, o corpo de bombeiros de Viena foi chamado para um incêndio em um estacionamento subterrâneo na Hödlgasse. Dois veículos já estavam em chamas quando os bombeiros chegaram. A espessa fumaça não apenas alertou os detectores de fumaça, mas também alertou vários moradores. Felizmente, não houve feridos neste incidente e os apartamentos acima da garagem permaneceram livres de fumo. A evacuação dos residentes não foi, portanto, necessária. Alguns deles acompanharam o trabalho de combate a incêndios a uma distância segura.

O desafio para os serviços de emergência foi enorme. Várias equipes de proteção respiratória foram enviadas para combater as chamas com linhas de extinção direcionadas. Em particular, a remoção do fumo do parque de estacionamento subterrâneo revelou-se extremamente demorada. Após horas de trabalho árduo, às 7h30 a garagem estava finalmente totalmente livre de fumo. A causa do incêndio está a ser determinada, o que é de grande importância dadas as actuais fontes de perigo nos parques de estacionamento subterrâneos.

Proteção contra incêndio em estacionamentos subterrâneos

Os estacionamentos subterrâneos representam muitos desafios de segurança. As condições espaciais restritas e a multiplicidade de perigos potenciais tornam-nas uma área particularmente arriscada. Segundo os especialistas, tal como mencionado num relatório da CWS, os veículos motorizados contêm muitos materiais altamente inflamáveis. Principalmente os motores de combustão, que contêm grandes quantidades de combustíveis como gasolina ou diesel, os tornam suscetíveis a incêndios.

A crescente eletromobilidade representa um risco adicional. As baterias de íons de lítio representam um risco potencial específico que é difícil de controlar. Em caso de incêndio, pode ocorrer o fenómeno de fuga térmica, de difícil extinção e que pode resultar numa progressão imprevisível do incêndio. Isto é agravado pela necessidade de cada vez mais parques de estacionamento subterrâneos serem equipados com estações de carregamento de veículos eléctricos, levando a um aumento da electrificação e tornando a electricidade uma causa comum de incêndios. A revista BVI também oferece detalhes sobre estes desafios, o que aponta a necessidade de um conceito abrangente de proteção contra incêndio.

Os acontecimentos em Hödlgasse são uma indicação clara da importância de uma protecção contra incêndios bem pensada em tais instalações. O planejamento proativo pode ajudar a reduzir significativamente os riscos e ser responsável pela prevenção de incidentes semelhantes no futuro. O tratamento das medidas de protecção contra incêndios em parques de estacionamento subterrâneos não deve, portanto, ser visto apenas como um exercício obrigatório, mas como uma parte indispensável da gestão do edifício. Com a crescente utilização de veículos eléctricos, será essencial desenvolver e implementar soluções de segurança inovadoras.

Quellen: