Explosão de caixa eletrônico em Donaustadt: os perpetradores fugiram em uma motocicleta!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A terceira explosão de caixas eletrônicos da semana ocorreu em Viena-Liesing. Os perpetradores mascarados fugiram após a explosão. A polícia está apelando por informações.

In Wien-Liesing kam es zur dritten Bankomatsprengung der Woche. Maskierte Täter flüchteten nach der Explosion. Hinweise erbittet die Polizei.
A terceira explosão de caixas eletrônicos da semana ocorreu em Viena-Liesing. Os perpetradores mascarados fugiram após a explosão. A polícia está apelando por informações.

Explosão de caixa eletrônico em Donaustadt: os perpetradores fugiram em uma motocicleta!

No domingo, por volta das 3h45, ocorreu uma explosão de um caixa eletrônico em Viena-Donaustadt, deixando os moradores e as autoridades de segurança nervosos. Dois homens mascarados parecem ter feito uma viagem noturna a um supermercado, pelo menos a julgar pela entrada forçada que conseguiram ao destruir a porta deslizante de vidro. A explosão de um dispositivo explosivo no caixa eletrônico não só causou danos materiais significativos na área de entrada, mas também à terceira explosão deste tipo em uma semana em Viena. A polícia foi rapidamente alertada e encontrou um caixa eletrônico bastante danificado no saguão da loja, enquanto os perpetradores fugiam com o saque em uma motocicleta ou motocicleta. Aonde a jornada levou? No sentido Saikogasse, segundo as primeiras indicações dos investigadores.

Esta explosão não é apenas um incidente isolado, mas parte de uma série preocupante. De acordo com o A imprensa Esta é a 23ª explosão de caixas eletrônicos desde o início de 2025, e a frequência de tais incidentes na cidade é alarmantemente alta. Outro incidente ocorreu na noite de segunda-feira em Viena-Liesing, enquanto houve uma tentativa fracassada em Brunn am Gebirge na noite de sexta-feira. Infelizmente, a verdadeira quantidade de saque permanece obscura à medida que aumentam os temores de novos ataques.

Equipe especial de investigação em ação

Para combater esta onda de crimes, um grupo especial de investigação foi formado pela Polícia Criminal do Estado de Viena. Os investigadores estão fazendo tudo o que podem para esclarecer os antecedentes. As indicações iniciais sugerem que uma organização criminosa dos Países Baixos está por trás dos crimes; A cooperação entre as autoridades de segurança é, portanto, mais relevante do que nunca. O público é convidado a enviar informações anonimamente à polícia ou ao Departamento de Polícia Criminal do Estado de Viena.

O Ministro do Interior, Gerhard Karner, já tomou medidas para reduzir a ameaça de explosões de caixas eletrônicos. Em 11 de abril de 2025, assinou um pacto de segurança com o setor bancário que é claramente dirigido contra o crime organizado. Isto aconteceu no âmbito de uma cimeira bancária com a presença de representantes de alto nível de várias instituições bancárias e de segurança, incluindo Michael Hollerer, o diretor geral da divisão federal bancária e de seguros do WKÖ. Höllerer levou muito a sério a segurança de clientes e funcionários e anunciou medidas técnicas preventivas para tornar os bancos menos atraentes para os criminosos.

Os membros ativos do ATM SOKO, instalado na Polícia Criminal Federal, já obtiveram sucesso inicial na resolução de seus casos. Um primeiro suspeito foi detido em Viena, o que fortalece o Estado e as autoridades de investigação nos seus esforços para pôr fim às actividades dos ladrões de ATM.

Resta saber se estas medidas serão eficazes e se a terrível série de explosões de ATMs terminará em breve. Uma coisa é certa: há algo no ar aqui, e a população de Viena espera esclarecimentos e um ambiente seguro o mais rapidamente possível.