Campanha publicitária causa transtorno: nota engana multa de estacionamento, expõe quedas de nocaute!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Silvia T. descobre folhetos publicitários em Viena que parecem multas de estacionamento. Campanha publicitária “Night Saver” para prevenção de quedas por nocaute.

Silvia T. entdeckt Werbezettel in Wien, die wie Parkstrafen wirken. Werbeaktion von "Night Saver" zur K.o.-Tropfen-Prävention.
Silvia T. descobre folhetos publicitários em Viena que parecem multas de estacionamento. Campanha publicitária “Night Saver” para prevenção de quedas por nocaute.

Campanha publicitária causa transtorno: nota engana multa de estacionamento, expõe quedas de nocaute!

O que está acontecendo nas ruas de Viena? Um incidente atual está causando agitação, e não apenas entre os motoristas. Silvia T. ficou visivelmente chateada quando encontrou um bilhete no para-brisa de seu carro que parecia exatamente uma multa de estacionamento. Mas, em vez de uma punição, era uma propaganda de testes de queda decisivos realizados pela “Night Saver” – uma jovem start-up vienense. Esta campanha publicitária foi recebida com grande desagrado por Silvia T., que a qualificou de inadequada porque a nota foi anexada ao seu veículo sem autorização.

A campanha de marketing, que incluiu cerca de 5.000 anúncios em cinco distritos diferentes, ocorreu sem a aprovação da MA 46, a organização de transportes responsável. A ação, portanto, violou a Seção 82 da Lei de Trânsito Rodoviário. MA 67, a agência de fiscalização de estacionamento, também foi afetada e pediu a suspensão deste método de publicidade. Johannes Franner, membro fundador do Night Saver, disse que eles estiveram em contato com as autoridades municipais e que a situação já foi resolvida. Felizmente, até agora não houve consequências jurídicas, como denúncia ou notificação de penalidade.

Publicidade com experiência séria

“Night Saver” tem como objetivo desenvolver um teste rápido para detecção de quedas nocautes que vem na forma de um pequeno cartão de visita. O teste destina-se a detectar as gotas nocautes generalizadas de GHB e GBL. O cartão contém campos de teste bege em forma de coração que ficam roxos quando entram em contato com substâncias perigosas. A ideia do teste surgiu após um incidente chocante em que as irmãs de um fundador foram envenenadas com nocautes em um clube vienense.

O teste está no mercado desde 7 de abril deste ano e até agora mais de 2.000 testes foram realizados com sucesso. Mas nem todo mundo leva a publicidade ao pé da letra. Uma análise externa da revista Falter revelou que o mapa nem sempre é confiável. Um teste no Centro de Pesquisa Seibersdorf revelou que não afeta o GHB e o GBL na cerveja, a menos que entre em contato com o GHB puro. Além disso, os produtos de limpeza com GBL apresentam uma reação significativamente melhor.

Frequência e efeitos de quedas de nocaute

As gotas nocauteantes são substâncias sedativas usadas para anestesiar vítimas em crimes como crimes sexuais e contra a propriedade. Eles são misturados secretamente em bebidas e muitas vezes podem causar lapsos de memória, tornando extremamente difícil para as pessoas afetadas lembrarem-se do que aconteceu. O que é particularmente perigoso é que muitas destas substâncias são incolores e inodoras e decompõem-se rapidamente, o que torna a detecção consideravelmente mais difícil. Infelizmente, o número de casos não notificados é elevado - entre 60 e 80 casos suspeitos são notificados à linha direta de emergência para mulheres em Viena todos os anos, o número real pode ser ainda maior.

O uso de gotas nocauteadoras como GHB e GBL é alarmante. O GHB não é apenas referido como “êxtase líquido”, mas também é frequentemente mencionado em relação a crimes sexuais. O GBL está legalmente disponível na Áustria e é frequentemente utilizado para fabricar produtos de limpeza ou solventes, mas pode ser facilmente convertido em GHB. O abuso destas substâncias não representa apenas um grande problema social, mas também requer medidas de educação e prevenção mais intensivas.

A campanha publicitária “Night Saver” insere-se, portanto, no contexto de um problema importante do nosso tempo, porque quedas nocauteadoras podem não só pôr em perigo as vítimas, mas também pôr em perigo a segurança da sociedade. “Night Saver” planeja lançar mais campanhas publicitárias preventivas no futuro, além de aumentar a conscientização sobre quedas decisivas, a fim de aumentar a conscientização sobre este sério problema.

Quellen: