Novo centro de terapia para dores crônicas inaugurado em Rabenhof!
O novo centro de terapia para dor crónica em Rabenhof, Viena, apoia 14.000 pacientes com tratamentos baseados em evidências.

Novo centro de terapia para dores crônicas inaugurado em Rabenhof!
No coração de Viena, o Hospital do Sagrado Coração está abrindo um novo centro de terapia para dor crônica (TCS) em Rabenhof. Este centro tem como objetivo atender cerca de 14 mil pessoas que sofrem de dores crônicas na cidade. Em toda a Áustria há cerca de 1,5 milhões de pessoas afetadas, o que ilustra a urgência deste mecanismo. O objetivo é garantir uma abordagem de tratamento abrangente para abordar a gravidade do problema da dor, como relata meinbezirk.at.
Os parceiros do projeto são instituições de renome, incluindo o Grupo Vinzenz e o Fundo Austríaco de Seguro de Saúde (ÖGK). A Agência de Seguro Social dos Trabalhadores Autônomos (SVS) e outras instituições de seguros também apoiam este projeto. Esta fusão garante que o TCS atue como primeiro ponto de contacto para terapias baseadas em evidências, ministradas por uma equipa interdisciplinar de médicos, enfermeiros e terapeutas.
Diversas abordagens terapêuticas
O centro de terapia oferece uma ampla gama de opções de tratamento, incluindo terapias médicas, técnicas de relaxamento ambulatorial, treinamento em controle da dor, acupuntura, biofeedback e terapia física e ocupacional. Particularmente dignas de nota são as inovadoras terapias de realidade virtual, que oferecem aos pacientes novas formas de lidar com a dor. A secretária estadual de Saúde, Ulrike Königsberger-Ludwig, enfatiza a relevância social do TCS, que torna acessíveis formas modernas de tratamento independentemente da renda.
O vereador Peter Hacker já anunciou que o TCS é um dos três centros de dor planejados em Viena. Espera-se que outro centro seja inaugurado na cidade do Danúbio no próximo ano. Isto dá a Viena a oportunidade de ser o primeiro estado federal a estabelecer um sistema graduado de tratamento da dor. As experiências do TCS deverão desempenhar um papel importante no planeamento de futuras ofertas de cuidados de saúde em toda a Áustria.
Uma abordagem de tratamento holística
A importância de uma abordagem abrangente no tratamento da dor crónica é indiscutível. O conceito de dor biopsicossocial está atualmente a ser reavaliado porque muitas vezes não abrange toda a gama de necessidades das pessoas afetadas. A dor crónica não é apenas uma queixa física, para muitos representa também um desafio existencial que pode ameaçar a compreensão que os pacientes têm de si próprios e do mundo. Essa perspectiva complementa as abordagens da terapia moderna da dor, que atende cada vez mais às necessidades espirituais e emocionais dos pacientes, como mostram estudos. Neste contexto, a TCS baseia-se em conceitos de terapia individual para fazer justiça às experiências únicas de cada indivíduo, como pode ser encontrado em pmc.ncbi.nlm.nih.gov.
No geral, a abertura do novo centro de terapia para a dor crónica representa um passo importante para melhorar o tratamento da dor em Viena. Com uma abordagem holística, é tida em conta a natureza complexa da dor crónica, o que pode oferecer esperança e apoio às pessoas afetadas. Aqui está sendo criado não apenas um centro médico, mas também um centro humano que atende aos desafios e necessidades de seus pacientes.