Viena ultrapassa a Áustria: o crescimento económico desafia o desemprego!
Viena espera crescimento económico em 2025, apesar do elevado desemprego. As previsões mostram uma forte criação de valor e crescimento do emprego.

Viena ultrapassa a Áustria: o crescimento económico desafia o desemprego!
A economia de Viena parece robusta, embora a sombra do desemprego pareça preocupante à primeira vista. De acordo com a previsão da WIFO para 2025, Viena estará acima da média austríaca em termos de indicadores económicos. Em particular, o valor acrescentado bruto aumentará 0,8%, enquanto a média austríaca é de apenas 0,4% meinkreis.at relatado.
A cidade de Viena e a Câmara de Comércio de Viena descrevem a capital como um “motor económico”. A vereadora para os Assuntos Económicos, Barbara Novak, destaca a força económica e a resiliência de Viena e fala de programas que se destinam a reforçar a força inovadora, como a Fundação para o Emprego das Mulheres ou a ofensiva de emprego para pessoas com mais de 50 anos.
Crescimento do emprego apesar dos desafios
Outro sinal encorajador é o aumento do número de pessoas empregadas em Viena, que é de 1,1%, ainda superior à média nacional de 0,8%. Prevê-se um novo aumento do valor acrescentado bruto e do emprego de 1,3% cada para 2026, enquanto a média austríaca deverá ser de 0,8% e 1,1%, respetivamente. Apesar desta evolução positiva, a taxa de desemprego em Viena permanece abaixo da média nacional: em 2025 será de 11,8% e em 2026 será de 11,7%, enquanto o valor austríaco é de 7,5% e 7,3%, respetivamente.
Uma análise da estrutura do valor acrescentado bruto mostra que este está em constante mudança, impulsionado pela evolução tecnológica e pelas mudanças nas indústrias. O sector terciário domina tanto na grande região como em Viena: 74,4% dos trabalhadores pertencem a este sector e contribuem com 73,1% para a produção económica. Os serviços determinados pelo mercado, em particular, são de grande importância para a criação de valor, mesmo que muitas vezes nem sempre criem aumentos proporcionais no emprego. iba-oie.eu explicou.
Olhando para o futuro
No contexto das previsões económicas, é importante notar que o Banco Nacional Austríaco publica duas vezes por ano uma previsão económica abrangente para a Áustria. Estas previsões incluem estimativas do crescimento futuro do produto interno bruto (PIB), da inflação e das finanças públicas. Com o apoio dos bancos centrais nacionais e do Banco Central Europeu, estão a ser feitas tentativas para reflectir as condições económicas da melhor forma possível e, assim, permitir decisões bem fundamentadas para a política monetária nacional e europeia, tais como oenb.at relatado.
Embora os desafios colocados pela elevada taxa de desemprego não possam ser negados, a evolução positiva dos indicadores económicos mostra que Viena está no caminho certo. Os investimentos na expansão do metro, na habitação a preços acessíveis e no desenvolvimento sustentável do local pretendem apoiar ainda mais esta tendência positiva e posicionar a cidade como um local atraente para empresas e trabalhadores qualificados a longo prazo.