Viena ultrapassa a Áustria: o crescimento económico desafia o desemprego!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Viena espera crescimento económico em 2025, apesar do elevado desemprego. As previsões mostram uma forte criação de valor e crescimento do emprego.

Wien erwartet 2025 wirtschaftliches Wachstum trotz hoher Arbeitslosigkeit. Prognosen zeigen starke Wertschöpfung und Beschäftigungszuwachs.
Viena espera crescimento económico em 2025, apesar do elevado desemprego. As previsões mostram uma forte criação de valor e crescimento do emprego.

Viena ultrapassa a Áustria: o crescimento económico desafia o desemprego!

A economia de Viena parece robusta, embora a sombra do desemprego pareça preocupante à primeira vista. De acordo com a previsão da WIFO para 2025, Viena estará acima da média austríaca em termos de indicadores económicos. Em particular, o valor acrescentado bruto aumentará 0,8%, enquanto a média austríaca é de apenas 0,4% meinkreis.at relatado.

A cidade de Viena e a Câmara de Comércio de Viena descrevem a capital como um “motor económico”. A vereadora para os Assuntos Económicos, Barbara Novak, destaca a força económica e a resiliência de Viena e fala de programas que se destinam a reforçar a força inovadora, como a Fundação para o Emprego das Mulheres ou a ofensiva de emprego para pessoas com mais de 50 anos.

Crescimento do emprego apesar dos desafios

Outro sinal encorajador é o aumento do número de pessoas empregadas em Viena, que é de 1,1%, ainda superior à média nacional de 0,8%. Prevê-se um novo aumento do valor acrescentado bruto e do emprego de 1,3% cada para 2026, enquanto a média austríaca deverá ser de 0,8% e 1,1%, respetivamente. Apesar desta evolução positiva, a taxa de desemprego em Viena permanece abaixo da média nacional: em 2025 será de 11,8% e em 2026 será de 11,7%, enquanto o valor austríaco é de 7,5% e 7,3%, respetivamente.

Uma análise da estrutura do valor acrescentado bruto mostra que este está em constante mudança, impulsionado pela evolução tecnológica e pelas mudanças nas indústrias. O sector terciário domina tanto na grande região como em Viena: 74,4% dos trabalhadores pertencem a este sector e contribuem com 73,1% para a produção económica. Os serviços determinados pelo mercado, em particular, são de grande importância para a criação de valor, mesmo que muitas vezes nem sempre criem aumentos proporcionais no emprego. iba-oie.eu explicou.

Olhando para o futuro

No contexto das previsões económicas, é importante notar que o Banco Nacional Austríaco publica duas vezes por ano uma previsão económica abrangente para a Áustria. Estas previsões incluem estimativas do crescimento futuro do produto interno bruto (PIB), da inflação e das finanças públicas. Com o apoio dos bancos centrais nacionais e do Banco Central Europeu, estão a ser feitas tentativas para reflectir as condições económicas da melhor forma possível e, assim, permitir decisões bem fundamentadas para a política monetária nacional e europeia, tais como oenb.at relatado.

Embora os desafios colocados pela elevada taxa de desemprego não possam ser negados, a evolução positiva dos indicadores económicos mostra que Viena está no caminho certo. Os investimentos na expansão do metro, na habitação a preços acessíveis e no desenvolvimento sustentável do local pretendem apoiar ainda mais esta tendência positiva e posicionar a cidade como um local atraente para empresas e trabalhadores qualificados a longo prazo.