Pummerin na Catedral de Santo Estêvão: teste de toque interrompido devido a peça sobressalente!
O Pummerin na Catedral de Santo Estêvão, em Viena, será reparado em 15 de outubro de 2025, após problemas com um componente eletrônico.

Pummerin na Catedral de Santo Estêvão: teste de toque interrompido devido a peça sobressalente!
O Pummerin, o maior sino da Áustria, é atualmente o foco de trabalhos de manutenção depois de recentemente ter falhado o seu arranque. Um teste de toque que estava marcado para segunda-feira teve que ser adiado devido à falta de uma peça sobressalente. O amado som agora é esperado na manhã de quinta-feira, quando o pummerin deve soar novamente após um longo descanso, relata Meu distrito.
Este importante sino, que está na Catedral de Santo Estêvão, em Viena, desde a primavera de 1952, consolidou-se como parte indispensável das celebrações litúrgicas e das ocasiões históricas. O sino de Pummerin tocou pela última vez em 25 de julho para chamar a atenção para a fome no mundo. Este notável sino toca pelo menos 15 vezes por ano, mesmo quando não há eventos especiais. Celebrações solenes como a Véspera Santa, a missa de Natal ou feriados nacionais são apenas algumas das ocasiões em que o seu som pode ser ouvido.
Reparo e teste de toque
Um técnico determinou que um interruptor elétrico geral precisava ser substituído para que o bombeador voltasse a funcionar. Felizmente, a peça sobressalente necessária já foi adquirida. Os reparos começaram às 8h da manhã de quinta-feira e o toque de teste está programado para cerca de 10h. Também é importante notar que o Pummerin toca a campainha muito raramente, geralmente apenas uma vez a cada dez anos.
A empresa de fabricação de sinos Grassmayr de Innsbruck, à qual foi solicitada ajuda, tem uma longa tradição. Fundada em 1599, é a empresa familiar mais antiga da Áustria e dedica-se a combinar tradição e abordagens modernas. Bartlme Grassmayr, o fundador, sempre saiu ao mundo com a crença “SOLI DEO GLORIA – tudo depende da bênção de Deus” e ancorou profundamente essa crença na filosofia da empresa. Hoje, os irmãos Peter e Johannes Grassmayr trabalham para melhorar continuamente a qualidade dos seus sinos e para criar verdadeiras obras de arte que impressionam não só em termos sonoros, mas também visualmente. Tanto a tradição quanto as descobertas científicas são incorporadas à produção, como Site oficial do Grassmayr explicou.
A iminente reparação do Pummerin não só preservará a tradição, mas também fortalecerá ainda mais a identidade cultural de Viena. Os cidadãos podem esperar o som do Pummerin, que não só traz de volta memórias, mas também une as pessoas.