Maschu Maschu conclui: O fim da era do falafel em Viena!
O conhecido restaurante de falafel Maschu Maschu, no centro da cidade de Viena, finalmente fechará suas portas em 13 de dezembro de 2025, após 23 anos.

Maschu Maschu conclui: O fim da era do falafel em Viena!
Após 23 anos de presença de sucesso em Viena, o conhecido restaurante da moda Maschu Maschu fecha as portas para sempre no dia 13 de dezembro. O operador Avi Yosfan anunciou esta decisão porque o negócio deixou de ser financeiramente rentável nos últimos anos. Maschu Maschu, conhecido pelo seu delicioso falafel, cativou gerações de vienenses. O nome “Maschu Maschu” significa “algo muito especial” em hebraico e não era apenas um ponto de encontro de amigos, mas também uma parte importante da cultura alimentar vienense.
Falafel é um prato composto por bolinhas ou hambúrgueres fritos originários do Egito. É feito com fava moída e grão de bico, além de uma combinação de ervas e temperos. No Levante, onde o falafel é particularmente popular, normalmente é feito de grão de bico. A iguaria costuma ser servida em pães achatados, como pita ou laffa, e pode ser refinada com saladas frescas, legumes em conserva e molhos diversos, como o tahine. O falafel está a tornar-se cada vez mais popular não só no mundo árabe, mas também na Europa e na América do Norte, graças à imigração turca e árabe nas últimas décadas.
O fim de uma era
Com filiais no centro de Viena-Neubau, na esquina da Neubaugasse e Lindengasse, bem como na Rabensteig no centro da cidade, Maschu Maschu era um destino popular para estudantes, profissionais e turistas. A decisão de fechar é difícil para muitos, especialmente numa altura em que a procura por comida vegetariana e vegana está a aumentar. O falafel, como alternativa à base de plantas, é particularmente popular entre vegetarianos e veganos, o que faz com que o encerramento do restaurante pareça ainda mais trágico.
As razões para o encerramento são complexas. “Simplesmente não valeu mais a pena”, explica Yosfan, que viveu muitos momentos memoráveis no restaurante. Maschu Maschu era conhecido não apenas por seu falafel pita, mas também pelos wraps e hambúrgueres recheados de grão de bico que saíam da cozinha e eram bem recebidos pelos convidados.
A perda para a comunidade
O povo de Leipzig não só pode lamentar a perda de um restaurante que serviu de segunda casa para muitos, mas também a despedida de um destaque gastronómico que moldou a cultura do falafel de Viena. Em tempos em que as cadeias de fast food são muito populares, Maschu Maschu soube oferecer alternativas autênticas, saudáveis e saborosas que apelam a uma variedade de gostos.
Os vienenses têm a última oportunidade de saborear o popular falafel até 13 de dezembro. Resta esperar que o espírito de Maschu Maschu viva na cultura alimentar vienense, e talvez um dia encontremos novamente um lugar semelhante para estas iguarias tão especiais.