Onda de calor e risco de trovoadas: a tempestade está chegando a Viena?
Viena experimentará uma onda de calor em 3 de julho de 2025, seguida de possíveis tempestades vindas do norte e do sul da cidade.

Onda de calor e risco de trovoadas: a tempestade está chegando a Viena?
O verão mostra o seu lado mais quente em Viena: hoje, 3 de julho de 2025, é esperado o dia mais quente do ano até agora. A onda de calor, que já atinge a cidade há vários dias, atinge agora o seu pico. Temperaturas de até 33 graus não estão excluídas. [MeinBezirk] relata que a humidade dos últimos dias está a acumular-se no ar vienense e surge agora a questão de saber se o tempo também reserva uma surpresa refrescante.
Devido à situação tensa, o serviço meteorológico GeoSphere emitiu um alerta para tempestades de verão. Embora duas células de tempestade se movam no norte (Waldviertel) e no sul (Rax/Schneeberg) de Viena, a probabilidade de atingirem diretamente a cidade permanece bastante baixa neste momento. No entanto, o nível de alerta amarelo aplica-se a toda a cidade, o que significa que são recomendadas preparações cuidadosas.
Tempestade se aproximando?
Os desenvolvimentos nas próximas horas serão cruciais. Embora as frentes de tempestade até agora tenham se movido lentamente e se espalhando fracamente, um grande número de símbolos de trovoadas e granizo já são visíveis no mapa de alerta em torno de Viena. Os especialistas sublinham que se as trovoadas realmente atingirem Viena, as zonas norte e sul da cidade serão afetadas principalmente.
A previsão para sexta-feira mostra que inicialmente permanecerá nublado. Pancadas de chuva e fortes trovoadas podem ocorrer repetidamente, o que pode diminuir um pouco o calor real. De acordo com [Vol.at], a atividade das chuvas mudou para o sul e leste da Áustria a partir do meio-dia e o sol poderia brilhar novamente ao norte dos Alpes.
Perspectivas para o fim de semana
No entanto, o tempo deverá acalmar no fim de semana: as temperaturas continuarão elevadas e as temperaturas poderão atingir os 25 a 32 graus. No entanto, recomenda-se cautela, pois podem voltar a formar-se trovoadas entre Vorarlberg e Mariazeller Land a partir das primeiras horas da manhã. O domingo também traz novas mudanças no clima, com nuvens ficando mais espessas por volta do meio-dia e aguaceiros e trovoadas se espalhando. Aqui está previsto um aumento de temperatura de até 33 graus.
A previsão para a próxima semana também mostra tempo instável. Na segunda-feira, as temperaturas podem cair para 20 a 28 graus e são esperadas nuvens densas e pancadas de chuva repetidas, especialmente entre o Tirol Oriental e o sul de Burgenland. A terça-feira também permanecerá instável com mais pancadas de chuva, enquanto as temperaturas máximas ficarão apenas entre 16 e 25 graus.
Toda a área ao redor de Viena está, portanto, sob observação. Fortes trovoadas, chuvas fortes e até granizo são esperadas em comunidades vizinhas como Amstetten, Baden e Neunkirchen. [Avisos meteorológicos] mostram que fortes tempestades também podem ser esperadas em cidades como Wiener Neustadt e Mödling.
Resta saber se passaremos o dia de hoje sendo resfriados pelas trovoadas ou secos pelo calor escaldante. O certo é que as coisas continuarão turbulentas nos próximos dias e vale a pena ficar atento à situação climática!