Ataque de choque no ICE: sírio fere passageiros com martelo e machado!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um sírio de 20 anos atacou vários passageiros com martelo e machado no trem ICE para Viena. Cinco feridos, a polícia está investigando.

Ein 20-jähriger Syrer attackierte im ICE nach Wien mehrere Fahrgäste mit Hammer und Axt. Fünf Verletzte, Polizei ermittelt.
Um sírio de 20 anos atacou vários passageiros com martelo e machado no trem ICE para Viena. Cinco feridos, a polícia está investigando.

Ataque de choque no ICE: sírio fere passageiros com martelo e machado!

Num incidente assustador no comboio ICE de Hamburgo para Viena, em 4 de julho de 2025, um sírio de 20 anos atacou vários passageiros com um martelo e um machado. O trem, que tinha cerca de 500 passageiros a bordo, parou perto de Straßkirchen, na Baixa Baviera, em rota aberta. Um total de cinco pessoas ficaram feridas, incluindo o próprio agressor, que foi atropelado por um passageiro. A polícia então o prendeu. De acordo com KStA não há até agora nenhuma evidência de antecedentes extremistas ou de um motivo específico para o ataque.

Entre os feridos estavam uma mulher síria, o seu filho e dois outros homens de 24 e 51 anos. Ainda não está claro se o agressor e as suas vítimas se conheciam; Ele teria falado com eles anteriormente. Você é um refugiado reconhecido com autorização de residência na Áustria e, portanto, estava legalmente no trem. As autoridades de investigação da Baviera estão a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades austríacas para investigar exaustivamente o incidente. Até o momento, o agressor não foi notado na Baviera, conforme informa o relatório da polícia.

Procedimentos e respostas de emergência

Após o ataque, os passageiros tiveram que ser levados para a estação ferroviária mais próxima, em Straßkirchen, onde foi montado um centro de atendimento para apoiar os passageiros traumatizados. A Cruz Vermelha da Baviera estava de plantão com equipes de resgate, helicópteros e atendimento de emergência psicossocial. O alarme soou por volta das 14h. depois que os passageiros puxaram o freio de mão. A Deutsche Bahn expressou simpatia pelas vítimas e agradeceu aos serviços de emergência pela sua rápida resposta ao incidente.

Crime violento em foco

Tais incidentes realçam o problema da criminalidade violenta na Alemanha. De acordo com [Statista](https://de.statista.com/themen/11062/ criminalitaet-in-deutschland-violentcrime/), os crimes violentos representam menos de 4% de todos os crimes registados pela polícia, mas têm um impacto muito maior na sensação de segurança das pessoas do que o roubo ou a fraude. O número de crimes violentos voltou a aumentar desde 2021, após um declínio durante a pandemia. Cerca de 217 mil crimes violentos foram registados em 2024, o número mais elevado desde 2007.

De referir ainda que quase um terço dos suspeitos tem menos de 21 anos. As razões para este aumento podem ser a incerteza económica, o stress social e o stress psicológico causado pelas medidas Corona. Isto é citado por especialistas como uma explicação para o aumento da violência. Spiegel enfatiza que a sociedade está reagindo ao desenvolvimento preocupante; 94% dos alemães consideram a violência e a agressão contra pessoas que ocupam cargos públicos um grande problema.