O takine de ouro raro pode ser admirado pela primeira vez no Zoológico de Schönbrunn!
Os takines dourados, animais raros com cascos do centro da China, foram exibidos pela primeira vez no Zoológico de Schönbrunn, em Viena, desde 17 de julho de 2025.

O takine de ouro raro pode ser admirado pela primeira vez no Zoológico de Schönbrunn!
Há uma estreia emocionante a ser celebrada no Zoológico de Schönbrunn, em Viena: dois machos takines dourados podem ser admirados lá pela primeira vez. Esses raros ungulados parecidos com cabras chegaram recentemente à capital federal. Com sua estatura forte e pelagem dourada marcante, eles não apenas encantam os visitantes, mas também são protegidos por medidas de conservação da espécie por serem considerados ameaçados de extinção em sua terra natal, as montanhas da China central. Meu Distrito relata que os Goldtakine estão alojados nas novas instalações da Asian Mountain, inauguradas no ano passado.
Depois que o takine dourado teve um pouco de tempo para se acostumar, foi alcançada uma socialização bem-sucedida com os takines já residentes do Himalaia. Ambas as espécies compartilham uma ampla área de 1.400 metros quadrados. Nesta instalação de design natural, com diferenças de altura de até doze metros, os amantes da natureza podem observar os animais brincando e explorando. Uma vala recém-criada oferece uma visão desobstruída das habilidades de escalada dos Takines do Himalaia e do comportamento dos Takines Dourados, que tendem a permanecer nas áreas intermediárias. ZooViena destaca que a coexistência das duas espécies é um atrativo especial, principalmente porque os Tahren do Himalaia possuem atualmente muitos animais jovens, o que causa agitação adicional.
Uma olhada no mundo do takin de ouro
Os takines dourados, também conhecidos como "tahr dourado", vivem em rebanhos que geralmente consistem de 10 a 15 animais, mas em casos excepcionais podem chegar a 150 animais. As fêmeas e os machos jovens permanecem juntos em grupo fora da época de acasalamento, enquanto os machos adultos muitas vezes vivem sozinhos ou em grupos de homens. Durante a época de acasalamento, os machos juntam-se às fêmeas. Infelizmente, os goldtakines estão entre as espécies criticamente ameaçadas, pois estão gravemente ameaçados pelas atividades humanas, como a caça e a destruição do seu habitat. Zoológico de Eindhoven enfatiza que a espécie tem distribuição limitada nas montanhas Qinling, o que reduz bastante suas chances de sobrevivência.
A introdução do Goldtakine em Schönbrunn não é apenas um benefício para o zoológico, mas também para a preservação desta espécie animal rara. Os visitantes são calorosamente convidados a ver os novos residentes no seu ambiente natural e aprender mais sobre a protecção destes animais fascinantes. Mal podemos esperar para ver que outras histórias e desenvolvimentos o Zoológico de Schönbrunn tem reservado para os próximos meses!