Novo aprendizado como jardineiro climático: O oposto verde do calor!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O novo estágio de jardineiro climático começa em Viena em 22 de setembro de 2025 para projetar espaços verdes sustentáveis ​​e promover a proteção climática.

Am 22.09.2025 startet der neue Lehrberuf Klimagärtner in Wien, um nachhaltige Grünräume zu gestalten und Klimaschutz zu fördern.
O novo estágio de jardineiro climático começa em Viena em 22 de setembro de 2025 para projetar espaços verdes sustentáveis ​​e promover a proteção climática.

Novo aprendizado como jardineiro climático: O oposto verde do calor!

Um vento fresco sopra no cenário dos jardins vienenses. Com o novo aprendizado de jardineiro climático, que já existe há um ano, é dada grande importância ao design sustentável de jardins e paisagismo. Reinhard Müller, um designer de jardins estabelecido na Gerasdorfer Straße 199, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento desta aprendizagem e recentemente tem treinado aprendizes. Esta formação centra-se nos desafios das alterações climáticas, como o sobreaquecimento das cidades, e proporciona amplos conhecimentos sobre a ecologização dos espaços urbanos.

O treinamento para se tornar um jardineiro climático inclui um aprendizado de três anos, durante o qual os aspirantes a jardineiro adquirem conhecimento da ciência das plantas e do solo, bem como métodos de cultivo sustentáveis. De acordo com meinkreis.at, o conteúdo didático é particularmente importante porque, entre outras coisas, trata de telhados verdes, fachadas verdes e cuidados com árvores. Técnicas de escalada em corda para árvores de até três metros também fazem parte do programa de treinamento, para que os futuros jardineiros climáticos estejam perfeitamente preparados para suas diversas tarefas.

A relevância nas áreas urbanas

Com a crise climática, os perigos nas cidades decorrentes de fenómenos meteorológicos extremos, como as inundações em Viena, e o calor extremo estão a aumentar. As medidas específicas tomadas pelos jardineiros climáticos destinam-se a ajudar a neutralizar tais perigos. Isto inclui, por exemplo, a ecologização de superfícies seladas, paredes de casas e telhados, a fim de sombrear ilhas de calor. Como relata a ORF Viena, a sensibilização para os aspectos ecológicos e a protecção do clima é um objectivo central desta formação.

O novo papel dos jardineiros climáticos é interdisciplinar e requer a colaboração com especialistas de uma ampla gama de áreas, como construção e tecnologia. Os aspirantes a profissionais combinam o trabalho de plantio com elementos de paisagismo e apoiam seus clientes desde o processo de planejamento até a conclusão do projeto. Neste ponto as possibilidades são diversas, seja nos negócios hortícolas ou nas administrações municipais.

O caminho de treinamento

Quando questionados sobre quantos aprendizes estão interessados ​​nesta nova profissão, a resposta permanece modesta: existem atualmente apenas dois aprendizes de jardinagem climática em Viena. O próprio Müller ainda não treinou ninguém nesta nova profissão, mas treina regularmente jardineiros paisagistas. A primeira turma de formação de jardineiro climático começa no final de janeiro de 2025 e, de acordo com pro.earth, iniciar a formação é possível a qualquer momento.

Acontece que a arte da jardinagem climática é um passo na direção certa para tornar os espaços urbanos mais verdes e habitáveis. Com um bom talento para as plantas e um olhar atento às opções de design ecológico, os jovens entusiasmados com a conservação do ambiente e da natureza poderão embarcar numa emocionante viagem profissional. mais sobre isso.

Quellen: