Dias juntos para idosos: encontros no centro juvenil de Strebersdorf
O centro juvenil Strebersdorf em Floridsdorf promove intercâmbios entre idosos com “Grätzltage” para combater a solidão.

Dias juntos para idosos: encontros no centro juvenil de Strebersdorf
No verão e no inverno – o contato social é importante para todas as gerações. Isto é agora particularmente importante no centro juvenil Strebersdorf, em Viena. O centro não é dedicado apenas aos jovens, mas também aos residentes mais velhos de Floridsdorf e oferece um espaço de encontro e comunidade com o “Grätzltag” todas as terças-feiras, das 13h às 17h. às 16h “Queremos oferecer aos idosos uma plataforma para combater a solidão”, diz um funcionário do centro.
O centro juvenil descobriu que o número de locais de encontro gratuitos para idosos é muito limitado, especialmente em Strebersdorf. À tarde não há apenas espaço para conversas, mas também atividades artesanais criativas e atividades culinárias partilhadas. Nestes dias, os visitantes participam ativamente, onde os vizinhos cozinham para os seus semelhantes ou são organizadas sessões de ténis de mesa para os idosos. Essas ofertas ajudam você a fazer novos contatos e aprofundar amizades existentes.
Atividades e perspectivas
O próximo Grätzltag acontece no dia 2 de dezembro, onde pintar juntos está na programação. Esta é apenas uma das muitas atividades emocionantes que ainda estão por vir em 2025. Uma viagem ao mercado de Natal também será organizada no próximo sábado. O centro juvenil está em pausa no período do Natal, mas tem previsão de regresso em janeiro de 2026 com reforço de atividades, nomeadamente nas áreas da saúde física e mental. Procura-se o apoio da Promoção da Saúde de Viena para expandir ainda mais as ofertas.
Os desafios que os idosos trazem consigo, especialmente em termos de solidão, não devem ser subestimados. Estudos mostram que cerca de uma em cada dez pessoas idosas na Alemanha é afetada pela solidão, e a perda de contactos sociais na velhice tem frequentemente um grande impacto na qualidade de vida. Muitos sentem-se subjetivamente insatisfeitos com a qualidade das suas relações sociais, o que, como mostrou um inquérito da Forsa, conduz regularmente a sentimentos de solidão em mais de uma em cada cinco pessoas com 75 anos ou mais. O centro juvenil está ativamente empenhado em contrariar estas circunstâncias e também ganhou o apoio do líder distrital Georg Papai, que veio aos primeiros Dias de Grätzel para apresentar os desenvolvimentos atuais e esclarecer dúvidas dos visitantes.
Fortalecer a comunidade
O centro juvenil de Strebersdorf mostra como é importante promover a comunidade e criar um espaço de conversação. A equipe e os voluntários têm habilidade para identificar as necessidades dos participantes e coletar sugestões criativas para atividades futuras. Desde culinária conjunta e atividades criativas até oportunidades de exercício e grupos de discussão, Grätzltag tem um grande potencial para fortalecer o bairro e tornar os idosos visíveis na comunidade.
Com estas iniciativas, o centro juvenil de Strebersdorf envia uma forte mensagem contra o isolamento - não só para os jovens, mas também para as gerações mais velhas, que podem recuperar um pouco da alegria da vida e da comunidade.
Para mais informações sobre as ofertas, acesse o site Meu Distrito e Centros juvenis.