Floridsdorf investe: 102 novos apartamentos para viver a preços acessíveis!
Estão a ser construídos 102 novos apartamentos no 21º distrito de Viena, com foco na proteção climática e na habitação acessível para as famílias.

Floridsdorf investe: 102 novos apartamentos para viver a preços acessíveis!
Algo está acontecendo na construção residencial em Floridsdorf! Estão sendo construídos 102 novos apartamentos comunitários na Ichagasse 38, que beneficiarão principalmente famílias jovens. O líder distrital Georg Papai enfatizou a necessidade de habitação acessível na região. Os apartamentos são oferecidos em vários tamanhos de um quarto a quatro quartos e estão equipados com varandas, terraços ou até jardins próprios. Isto não só garante uma elevada qualidade de vida, mas também promove a coesão social, uma vez que o projecto de construção inclui também salas comuns e espaços abertos privados para todos os residentes.
É dada especial atenção à questão da protecção do clima. O novo complexo residencial baseia-se em tecnologias modernas: os residentes viverão de forma sustentável no futuro com bombas de calor, aquecimento urbano e sistemas fotovoltaicos com armazenamento de baterias. Além disso, estão planejados telhados verdes e um sistema inteligente de infiltração de águas pluviais, que beneficia não só o meio ambiente, mas também o seu próprio bolso.
Qualidade de vida e integração no distrito
O planejamento inclui ainda um amplo jardim que possibilita a jardinagem urbana e as chamadas sebes doces. Um novo parque infantil florestal garantirá que os mais pequenos se divirtam, enquanto os adultos podem desfrutar com tranquilidade das áreas recreativas melhoradas. “O projeto é um passo na direção certa. Queremos tornar Floridsdorf mais habitável para todos”, continuou Papai.
Não é à toa que Viena é considerada a capital da habitação social. Segundo a cidade, mais de 60% dos vienenses vivem em habitações subsidiadas ou municipais. Isto não só garante uma elevada qualidade de vida, mas também custos de habitação comparativamente baixos em relação ao rendimento. A cidade estabeleceu metas ambiciosas de criar um total de 5.700 novos apartamentos até 2025 como parte do “Novo Edifício Municipal”. Mais de 13 novos edifícios comunitários já foram ocupados, enquanto outros 28 projectos estão em construção ou planeados. As rendas dos edifícios municipais permanecerão congeladas durante os anos de 2024 e 2025, a fim de continuar a garantir às pessoas habitação acessível, tal como Relatórios Wien.gv.at.
Juntos por um futuro sustentável
A ofensiva habitacional também tem a ver com o desenvolvimento urbano resiliente ao clima. A cidade promove materiais de construção sustentáveis e a utilização direcionada de madeira na construção residencial, enquanto os serviços públicos são reforçados através da iniciativa “WieNeu+”. Além disso, são apoiados arranjos de vida comunitários e intergeracionais, a fim de promover ainda mais a integração nos bairros. É também dada especial atenção ao combate ao arrendamento ilegal de curta duração, para garantir que as condições de vida permanecem justas para os residentes vienenses.
Os desenvolvimentos em Floridsdorf fazem parte de um plano mais amplo para tornar Viena preparada para o futuro. Com iniciativas valiosas para promover a habitação social e regulamentos de habitação que combinem habitação acessível e proteção climática, a cidade pretende consolidar a sua posição como modelo em habitação social. Isto significa que as gerações futuras também podem contar com uma situação de vida segura e habitável.
Para os residentes de Floridsdorf e de toda Viena, uma coisa é certa: não só as pessoas estão construindo aqui, mas também estão lutando por uma melhor qualidade de vida!