Iniciativa comunitária: 50 apartamentos para famílias refugiadas em Viena!
O grupo de construção “Treibhaus Donaufeld” em Floridsdorf está a planear apartamentos para famílias de refugiados e a iniciar um crowdfunding para as apoiar.

Iniciativa comunitária: 50 apartamentos para famílias refugiadas em Viena!
Muita coisa está acontecendo em Floridsdorf, Viena: o inovador grupo de construção “Treibhaus Donaufeld” está planejando oferecer um novo lar a duas famílias de refugiados. Além do já entusiasmante projeto de construção, que se estende por nove pisos com um total de 50 unidades residenciais, está a ser iniciado um crowdfunding para financiar os apartamentos solidários. Isto anda de mãos dadas com a visão de promover uma comunidade inclusiva baseada na solidariedade e na sustentabilidade. Essa ideia não é popular apenas no bairro, mas também fora dele, como relata meinbezirk.at.
O grupo de construção tem perseguido o objetivo de criar um ambiente de vida solidário desde 2018. A construção está prevista para começar em 2024 e os primeiros residentes deverão mudar-se para 2026. Atualmente, 80 adultos e 35 crianças vivem no complexo, o que promete uma comunidade animada. Entre as famílias refugiadas que recebem apoio está uma mãe solteira da Turquia; Infelizmente, o marido dela está na prisão. A Diakonie Viena também está ativa e ajuda a encontrar outras famílias que precisam urgentemente de um novo lar.
Financiamento coletivo por uma boa causa
É claro que o dinheiro é um problema para um projeto como este. Até ao momento foram arrecadados cerca de 14 mil euros, sendo necessários pelo menos 36 mil euros para financiar os dois apartamentos solidários. A meta são 48 mil euros. Como parte do crowdfunding, os apoiantes podem contar com uma vasta gama de ofertas, incluindo livros, aulas experimentais de violoncelo e concertos. Dennis Walden, porta-voz do grupo de construção, destaca a importância da comunidade e do compromisso e traz à tona um provérbio africano que enfatiza a responsabilidade da comunidade na criação dos filhos. “O Treibhaus Donaufeld deveria ser um lugar onde possamos viver juntos”, diz Walden.
Mas não é apenas em Viena que existem iniciativas empenhadas em capacitar os refugiados. No contexto dos campos de trabalho da SCI, o programa “Criar um Entendimento Comum” também permite que jovens refugiados participem gratuitamente em projetos sociais, ecológicos ou culturais, para que não haja obstáculos financeiros. No entanto, ainda falta um total de 5.000 CHF para permitir que dez refugiados participem nestes projetos, relata scich.org.
Projetos comunitários ajudam a construir pontes
Em Viena e noutros locais, estes projetos estão empenhados em construir pontes e promover a comunidade. Tal como acontece com o grupo de montagem “Treibhaus Donaufeld”, o objetivo aqui é criar uma comunidade boa e solidária.
É claro: quando as pessoas defendem as outras, cria-se uma atmosfera em que a convivência continua a valer a pena, mesmo com desafios. Nesse sentido, será emocionante ver como os projetos se desenvolvem e quais mudanças positivas trarão para a comunidade.