Ministro Karner pede medidas rigorosas contra o crime juvenil em Viena

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Favoriten houve um assalto com ataque de faca; Ministro pede ação contra o crime juvenil e a violência armada.

In Favoriten kam es zu einem Raub mit Messerattacke; Minister fordert Maßnahmen gegen Jugendkriminalität und Waffengewalt.
Em Favoriten houve um assalto com ataque de faca; Ministro pede ação contra o crime juvenil e a violência armada.

Ministro Karner pede medidas rigorosas contra o crime juvenil em Viena

Em Viena, as discussões sobre a criminalidade juvenil e a vontade de usar a violência na sociedade ganharam recentemente ímpeto. Em 16 de junho, ocorreu um assalto violento na Reumannplatz, em Favoriten, no qual um homem foi atacado com uma faca. O pano de fundo do ataque parecem ser alegadas dívidas no valor de 310 euros. Neste caso, cinco sírios foram identificados como suspeitos. Relatado hoje que o Ministro do Interior, Gerhard Karner, apelou urgentemente à retirada de circulação de facas e outras armas, numa campanha actual para combater a criminalidade juvenil.

Uma das descobertas assustadoras é o enorme aumento da criminalidade juvenil em Viena. Durante o período de 2020 a 2024, o número de suspeitos de serem sírios com menos de 14 anos aumentou sete vezes, enquanto o número de suspeitos entre afegãos com menos de 14 anos aumentou cinco vezes. Apesar de uma diminuição nacional dos crimes entre jovens dos 14 aos 21 anos de cerca de 5 por cento, Viena registou um aumento de cerca de 10 por cento nesta faixa etária. Só no primeiro semestre de 2024, já havia 333 menores sírios como suspeitos, enquanto no ano em curso já eram 947. O que é particularmente preocupante é o aumento do número de suspeitos sírios com menos de 14 anos em Viena, que passou de 187 para 707.

Medidas de proteção e operações policiais

Na terça-feira, ocorreu uma ação direcionada contra o crime juvenil, na qual Karner apareceu junto com o coronel Gerhard Winkler da LKA e o vice-presidente Franz Eigner da Polícia de Viena. Entre março de 2024 e junho de 2025, um total de 187 armas foram apreendidas na zona de proibição de armas em Favoriten, em Viena, incluindo 131 facas. Karner enfatizou a necessidade de proteger as crianças, educar os jovens e punir os perpetradores violentos. Além disso, impedir o reagrupamento familiar foi descrito como um passo importante no combate a estes problemas.

É preocupante que a propensão geral para a violência, especialmente entre os jovens, seja também um problema em toda a Europa. De acordo com uma análise de Estatista A violência juvenil na Alemanha atingiu um pico em 2024, com cerca de 13.800 casos, mais do dobro do que em 2016. Um aumento que também tem como possíveis causas o stress psicológico causado pelas medidas Corona e factores de risco entre os jovens que procuram protecção.

Incidentes angustiantes no transporte local

Outro exemplo da crescente vontade de usar a violência é o trágico ataque com faca na estação de metro Sophie-Charlotte-Platz, em Berlim, no qual um alemão de 29 anos foi vítima de um ataque perpetrado por um perpetrador sírio de 43 anos. A discussão que levou ao incidente fatal foi acompanhada de motivos pouco claros e o autor do crime era conhecido da polícia devido a crimes violentos anteriores. O Berliner Zeitung relata que o autor do crime fugiu após o crime, mas foi caçado pela polícia.

Em Berlim, está actualmente a ser estudada a introdução de uma proibição de armas nos transportes públicos locais, a fim de conter tais incidentes. A situação actual mostra que todas as medidas para combater a violência e a criminalidade juvenil não são apenas urgentes, mas também necessárias para criar um ambiente seguro para todos.