Jovens talentos inspiram no Vienna Apprentice Hackathon 2025!
No 5.º Hackathon de Aprendizagem de Viena, em 12 de outubro de 2025, 67 aprendizes desenvolveram aplicações inovadoras para promover competências digitais.

Jovens talentos inspiram no Vienna Apprentice Hackathon 2025!
O quinto Hackathon de Aprendizes de Viena, organizado pela Câmara de Comércio de Viena (WKW) e pelo apprentigo, foi um evento emocionante em 12 de outubro de 2025, no qual 67 aprendizes motivados de 17 empresas competiram em 25 equipes. O objetivo do hackathon era programar um aplicativo funcional em um único dia e apresentá-lo em um pequeno vídeo. O foco deste desafio criativo foi a promoção das competências digitais, o que Walter Ruck, Presidente da WKW, sublinhou na abertura: “As competências digitais são de grande importância em todas as áreas profissionais”. relata MyDistrict.
O hackathon de aprendizes se tornou presença constante nos últimos cinco anos e tem como objetivo despertar o apetite digital de jovens talentos afirma a WKO. Não se trata apenas de programação, mas também de trabalho em equipe e criatividade ao lidar com tecnologias modernas. Os participantes tiveram que provar seu valor em um dia e demonstrar de forma impressionante quais ideias inovadoras poderiam desenvolver.
As melhores ideias de aplicativos
Os participantes da competição foram julgados em três categorias: Novatos, Profissionais e Especialistas. Na categoria estreante, a equipe formada por Julia Schwarz e Pascal Ambros conquistou o primeiro lugar com o aplicativo “Helpkit”, que auxilia no gerenciamento de equipamentos de primeiros socorros. Este projeto também impressionou pela sua funcionalidade e também se tornou uma “estrela da comunidade” porque obteve o maior número de curtidas dos telespectadores.
Na categoria profissional, Patrick Ederer, Theodor Pichler e Frederic Gamper saíram na frente com o aplicativo “KontaktKompass”, que apoia os clientes de seguros com suas preocupações e os conecta diretamente aos contatos certos. Na categoria de especialistas, a equipe de Daniel Izmailov, Arionit Tahiraj e Julian Lechner impressionou com seu aplicativo “Planet & me”, que visa promover uma vida mais sustentável monitorando as economias de CO₂ e oferecendo desafios sustentáveis explica o WKO.
Vamos para o próximo desafio!
Os vencedores e seus companheiros podem se orgulhar de suas conquistas, pois se classificaram para competir no Hackathon Federal de Aprendizes, de 20 a 23 de outubro. Eles também apresentarão novas etapas no desenvolvimento de seus aplicativos no WKÖ Coding Day, em 18 de novembro. informa lehrlingshackathon.at.
Em resumo, o hackathon de aprendizes não é apenas uma plataforma estimulante para jovens talentos, mas também uma importante fonte de inspiração para aumentar as competências digitais no ensino. Estas competências não só aumentam a atratividade das profissões de aprendizagem, mas também garantem que os aprendizes de hoje se tornem os trabalhadores qualificados de amanhã, sob o signo da digitalização abrangente.