Grande festival de esportes de montanha ecológicos inspira Viena!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Comemore o 10º aniversário do “Bahn zum Berg” em Viena com palestras, atividades ao ar livre e esportes de montanha ecológicos.

Feiern Sie das 10-jährige Jubiläum von „Bahn zum Berg“ in Wien, mit Vorträgen, Outdoor-Aktivitäten und klimafreundlichem Bergsport.
Comemore o 10º aniversário do “Bahn zum Berg” em Viena com palestras, atividades ao ar livre e esportes de montanha ecológicos.

Grande festival de esportes de montanha ecológicos inspira Viena!

Um grande festival teve lugar em Viena no fim de semana passado e não só celebrou um aniversário, mas também se concentrou na importância da mobilidade amiga do clima nos desportos de montanha. A associação Bahn zum Berg convidou pessoas para comemorar seu décimo aniversário e atraiu cerca de 100 participantes para a ÖBB Open Innovation Factory. Entre os convidados estavam vários clubes alpinos, entusiastas de caminhadas e membros do clube que puderam esperar um programa colorido. O meteorologista e apresentador da ORF Andreas Jäger, por exemplo, fez um poderoso discurso sobre a crise climática e enfatizou os problemas centrais das emissões de CO2 provenientes dos transportes.

“A chegada e a partida são os maiores impulsionadores de emissões nos desportos de montanha”, como se diz. Os transportes públicos podem poupar até 70% das emissões de CO2 em comparação com as viagens de carro, o que sublinha ainda mais a importância da iniciativa. Neste contexto, a associação Bahn zum Berg é particularmente activa e promove desportos de montanha amigos do clima na Áustria, Baviera, Suíça e Tirol do Sul. Uma adição adequada a isso é o novo portal de turismo on-line, que ajuda os caminhantes a encontrar rotas ecológicas para as montanhas. Serão também lançados novos guias turísticos de transportes públicos para Viena e Baixa Áustria, bem como para a Baviera, que apontam 56 caminhadas e experiências de montanha que podem ser alcançadas através de transportes públicos. Esses guias, que serão lançados em abril de 2025, também oferecem extensões digitais por meio de códigos QR para informações adicionais.

O festival e as atividades

A programação do palco do festival incluiu uma variedade de atividades ao ar livre: desde caminhadas e escaladas até esqui e passeios de esqui cross-country. Aqui os participantes puderam participar ativamente e vivenciar de perto os tesouros da natureza. Os 100 repórteres turísticos voluntários, em particular, não ficaram de fora e relataram experiências e impressões emocionantes das montanhas. Além disso, o vencedor do concurso fotográfico “Minha Mais Bela Ferrovia para a Montanha – Momento” foi premiado no festival. Peter Kuthan de Linz foi homenageado por sua impressionante foto “Winter Fairy Tale at Traunstein”. Ao tirar a foto, ele se perguntou o que mais poderia equilibrar a expectativa de um passeio nas montanhas com todos os desafios das mudanças climáticas.

“Convidamos todos a tornarem-se membros do clube e, assim, apoiarem desportos de montanha amigos do clima”, disse a equipa organizadora, que está muito satisfeita com a resposta ao evento. A quota anual de adesão é de 40 euros, o que é um pequeno investimento para uma grande protecção ambiental. O evento terminou aconchegante com uma luz de velas digital e um delicioso bolo mármore, que reuniu os convidados e os convidou para o networking.

Um olhar para o futuro

Para os interessados ​​na mobilidade amiga do clima nos desportos de montanha, haverá outro destaque no dia 1 de maio de 2025: o novo guia turístico de transporte público será apresentado na fábrica de flores em Viena. O evento inclui apresentação dos clubes e quiz com competição. Haverá também uma caminhada conjunta de transporte público no Anninger, perto de Mödling, em 2 de maio de 2025, que oferece a oportunidade de colocar os conceitos em prática no local.

A importância do tema “desportos de montanha amigos do clima” também é apoiada por várias iniciativas na região alpina. Os clubes alpinos, entre outros, já lançaram medidas através do seu projecto “Desportos de montanha amigos do clima” para reduzir a pegada de CO2 dos atletas de montanha e promover opções de viagens sustentáveis. Está também em discussão um sistema de bónus pela utilização de transportes públicos, que incide sobre a hora de chegada e a distância percorrida.

Informações a esse respeito estão disponíveis nos sites dos organizadores, como nos relatórios do Meu Distrito e OTS documentado. Também a iniciativa de Clube Alpino mostra como é importante questionar ativamente a sua própria mobilidade e contribuir para a redução das emissões de CO2.

Quellen: