Fraudador rouba joias de idosos: a polícia está em busca de pistas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

É procurado um ladrão em Favoriten que fraudou deliberadamente idosos em vendas de antiguidades e roubou 24.000 euros.

In Favoriten wird eine Diebin gesucht, die gezielt ältere Menschen bei Antiquitätenverkäufen betrog und 24.000 Euro gestohlen hat.
É procurado um ladrão em Favoriten que fraudou deliberadamente idosos em vendas de antiguidades e roubou 24.000 euros.

Fraudador rouba joias de idosos: a polícia está em busca de pistas!

Um ladrão sem escrúpulos está tramando travessuras em Viena e arredores, se passando por um colecionador de antiguidades e visando pessoas mais velhas. A polícia foi alertada e procura agora a desconhecida que causou um prejuízo total de cerca de 24 mil euros entre 23 de março e 25 de maio de 2025. A abordagem da autora é cativante e igualmente pérfida, pois impressiona as suas vítimas com histórias encantadoras e credíveis.

A mulher, que tem entre 25 e 40 anos e cerca de 1,65 cm de altura, contactou potenciais vítimas através de plataformas de anúncios classificados. Durante as reuniões pessoais, ela habilmente distrai os afetados e rouba joias e antiguidades que eles colocaram à venda. Num caso particularmente descarado, ela até roubou a carteira de motorista da vítima. Para camuflar suas ações, ela se apresenta sob diversas identidades, como uma antiquária ou seu suposto irmão.

As cenas do crime e as evidências coletadas

A polícia já conseguiu comprovar três furtos concretizados e uma tentativa de furto, tendo os crimes sido cometidos em diferentes locais: em Wiener Neustadt, Bad Sauerbrunn, Siegendorf e Vienna-Favoriten. A investigação é conduzida pela delegacia de polícia de Burgplatz, que recebe todas as informações sobre a identidade ou paradeiro do autor do crime. Qualquer pessoa que possa fornecer informações deve ligar para 059133-3391-135.

A polícia tem como alvo particular os idosos que também podem ser afectados. “O perpetrador tem como alvo principalmente os idosos que querem vender as suas antiguidades ou jóias”, dizem os relatórios. Os métodos utilizados pelo perpetrador não são novos, mas lembram fraudes comuns que muitas vezes têm como alvo pessoas idosas. Vários truques são usados, como identidades falsas ou táticas diversivas.

Proteção contra fraudadores

O Ministério Federal da Família, Idosos, Mulheres e Jovens fornece informações sobre como prevenir tais crimes. Em um panfleto intitulado “Adivinha quem é a vez?” São descritos procedimentos típicos usados ​​por fraudadores e são fornecidas dicas valiosas sobre como se proteger deles. Os métodos mais comuns dos perpetradores vão desde telefonemas fingindo ser parentes até visitas domiciliares fingindo ser artesãos. Portanto, é aconselhável ser sempre cético e não acreditar em “negócios muito bons” que parecem bons demais para ser verdade.

A busca pelo ladrão continua ativa e a polícia pede a ajuda do público para levar este descarado fraudador à justiça. Cada pista pode valer seu peso em ouro na prevenção de maiores danos.

Se você ou alguém que você conhece também pode ser afetado, não hesite em entrar em contato com a polícia.