A nova linha 27 do eléctrico de Viena: rápida, ecológica e cheia de possibilidades!
Em 6 de outubro de 2025, começou em Viena a nova linha de bonde 27, que liga Donaustadt a Floridsdorf e tem como objetivo atender 20.000 passageiros diariamente.

A nova linha 27 do eléctrico de Viena: rápida, ecológica e cheia de possibilidades!
Há novidades no mundo dos transportes em Viena! A nova linha de bonde 27 está em operação desde 6 de outubro de 2025, conectando Floridsdorf e Donaustadt. Esta rota de 13,5 quilômetros consiste em um trecho recém-construído de 2,4 quilômetros e oferece aos passageiros não apenas transporte moderno, mas também conexões convenientes com três linhas de metrô (U6, U1, U2), bem como diversas conexões de ônibus e S-Bahn. Alto Transporte público A nova linha deverá transportar cerca de 20 mil passageiros diariamente, o que deverá facilitar significativamente o trânsito na cidade.
A linha 27 do bonde passa a cada 3,5 minutos durante os horários de pico e permite transferências fáceis na nova parada Aspern Nord/Mayrederbrücke. Os passageiros são bem atendidos aqui porque podem mudar para a linha U2 do metrô e o S-Bahn e assim chegar confortavelmente aos seus destinos. Seis das 28 paradas foram construídas recentemente, com destaque para a nova seção da ponte de 120 metros de comprimento e 15 metros de largura em Aspern Nord.
Rede de bondes em Viena
Viena é conhecida pela sua rede de transportes públicos bem desenvolvida, que é uma das mais longas do mundo, com 225 quilómetros de redes de eléctrico - estamos aqui em quinto lugar. Existem 28 linhas de bonde e 131 linhas de ônibus em uso na cidade, o que torna a mobilidade na cidade do Danúbio muito mais fácil. Uma estatística final mostra que 2,4 milhões de passageiros utilizam estes meios de transporte práticos todos os dias Linhas de Viena revelar.
É também dada especial atenção à acessibilidade: em Viena, muitos dos veículos eléctricos são os chamados veículos de “piso ultrabaixo”, que facilitam o acesso às pessoas com deficiência. No futuro, Viena planeia converter todos os modelos mais antigos em eléctricos de piso rebaixado, um após o outro, a fim de garantir uma acessibilidade ainda melhor para todos os passageiros. Isto mostra que a cidade não procura apenas expandir-se, mas também aposta na mobilidade inclusiva.
Transporte público ecológico e infraestrutura moderna
Também vale a pena mencionar a orientação amiga do ambiente dos transportes públicos de Viena. 80 por cento dos passageiros são transportados eletricamente e sem emissões. A eletricidade para metrôs, bondes e ônibus elétricos provém inteiramente de fontes de energia renováveis. Neste contexto, é positivo que apenas autocarros eléctricos e, portanto, isentos de emissões já sejam utilizados em dez rotas de autocarros. Até 2025, mais três rotas de ônibus serão convertidas para unidades livres de emissões, como esta Informações turísticas em Viena relatado.
Como parte destes desenvolvimentos, a infra-estrutura também está em constante modernização. A Wiener Linien opera a maior rede de transporte regional da Áustria, com extensas rotas de ônibus e uma extensão total de operação de bonde de 171 quilômetros. Têm prestado grande atenção à formação de novos funcionários e em 2024 muitos novos motoristas foram formados para responder às crescentes exigências e garantir um elevado nível de serviço aos passageiros.
Com a introdução da nova linha de eléctrico 27, que melhora visivelmente a mobilidade em Floridsdorf e Donaustadt, Viena demonstrou mais uma vez que tem talento para projectos de transporte inovadores. Os cidadãos podem esperar uma vida quotidiana ainda mais confortável - tudo com uma mobilidade amiga do ambiente. Isso torna o deslocamento para o trabalho ou para atividades de lazer ainda mais fácil e prazeroso.