Liesing se despede: o ônibus de plantão não chega mais!
A cidade do Danúbio beneficia de um projeto bem sucedido de transporte a pedido, que está a ser intensificado após testes positivos.

Liesing se despede: o ônibus de plantão não chega mais!
O projeto inovador “Wien Mobil Hüpfer”, que se destina a apoiar a mobilidade dos cidadãos do 23.º distrito, Liesing, desde março de 2022, cessará os seus serviços no final de outubro. A avaliação do projecto-piloto de três anos e meio mostra poucos benefícios adicionais. Alto Jornal do distrito de Viena O principal objetivo do salto era levar os passageiros dos chamados pontos de coleta às estações de metrô, lojas ou escolas por meio de um aplicativo. Apesar destes esforços, em média apenas dois passageiros por hora utilizaram o autocarro eléctrico orientado para o serviço, o que indica uma procura insuficiente e torna compreensível a decisão da Wiener Linien de encerrar o projecto em Liesing.
O líder distrital do SPÖ, Gerald Bischof, lamentou o fim da oferta, mas mostrou compreensão pelas circunstâncias económicas que levaram a esta decisão. A avaliação do projecto concluiu que as melhorias existentes no serviço regular em Liesing não ajudaram o autocarro de permanência a alcançar o sucesso desejado. Uma análise detalhada dos números será apresentada depois que a tremonha estiver operacional para esclarecer as razões do baixo uso. Esta informação será importante para futuros projetos de transporte público e ajudará a evitar erros semelhantes.
Uma olhada em Donaustadt
No entanto, o destino do projecto Hüpfer em Liesing contrasta com a situação na cidade do Danúbio, onde a oferta a pedido é muito melhor recebida. Uma segunda área de teste foi introduzida aqui no outono de 2023 e já recebeu feedback positivo. Isto não é surpreendente, porque a estrutura de povoamento na cidade do Danúbio difere enormemente da de Liesing, onde o tráfego regular não é tão denso. O Wien Mobil Hüpfer na cidade do Danúbio entrará agora na próxima fase e, portanto, será intensificado para atender à demanda constante.
Como parte destas mudanças em Liesing, foram introduzidas rotas adicionais de autocarros eléctricos (61B e 64B) e as rotas existentes (61A e 64A) foram reestruturadas para continuar a garantir a mobilidade dos cidadãos na região. Os planos fazem parte de uma tendência mais ampla em que as ofertas de transporte moderno devem desempenhar cada vez mais um papel no transporte público local. Entre outras coisas, o foco está no transporte sob demanda, que deverá ser integrado de várias maneiras na rede existente de ônibus e trem, como é o caso Futura rede de transporte público explicou. Estes destinam-se principalmente a fornecer a primeira e a última milha entre as áreas residenciais e os centros de transporte existentes e ajudar a reduzir as barreiras à utilização.
Em resumo, pode dizer-se que a experiência com o autocarro de permanência em Liesing deve ser considerada um fracasso, enquanto o desenvolvimento positivo na cidade do Danúbio mostra que o sucesso é certamente possível com um bom conceito e a estrutura certa. Ainda não se sabe se e como tais modelos serão potencialmente expandidos no futuro - mas espera-se que a curva de aprendizagem seja frutífera.