Estudantes vienenses plantam o futuro: uma nova floresta está sendo criada em Aspern!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 6 de novembro de 2025, estudantes vienenses plantarão árvores em Aspern para a nova floresta junto com o vice-prefeito Emmerling.

Am 6.11.2025 pflanzen Wiener Schüler*innen gemeinsam mit Vizebürgermeisterin Emmerling Bäume in Aspern für den neuen Wald.
No dia 6 de novembro de 2025, estudantes vienenses plantarão árvores em Aspern para a nova floresta junto com o vice-prefeito Emmerling.

Estudantes vienenses plantam o futuro: uma nova floresta está sendo criada em Aspern!

Um evento especial aconteceu hoje em Viena. A vice-prefeita Bettina Emmerling, juntamente com diversas turmas escolares, lançou uma impressionante campanha de plantio florestal. Como parte do “Forest Active”, os estudantes vienenses estão semeando árvores na floresta emergente em Aspern, na esquina da Groß-Enzersdorfer Straße com a Saltenstraße. Esta campanha, que decorre desde 1989, consolidou-se como um verdadeiro destaque para a geração mais jovem e realiza-se este ano pela 36ª vez. Mais de 1.000 alunos de 48 turmas de escolas vienenses participam – uma prova clara de quão importante se tornou o tema das florestas e da conservação da natureza.

O evento, que começou no dia 5 de novembro e vai até 12 de novembro de 2025, acontecerá em um total de seis dias de plantio. No segundo dia, Emmerling plantou junto com 25 alunos do 2D da Leopoldau Middle School e 18 alunos do 4C da Kindermanngasse Elementary School. O entusiasmo das crianças é claramente perceptível, afinal, a cada árvore que plantam, elas aprendem sobre a imensa importância da floresta para o nosso clima e para a nossa qualidade de vida. “Forest Active” não só promove a consciência ambiental, mas também um sentido de comunidade entre os participantes.

Sustentabilidade em foco

A campanha é organizada pela WIENXTRA em colaboração com o departamento florestal da cidade de Viena. O objetivo é apresentar aos alunos o tema sustentabilidade de forma lúdica. Em eventos semelhantes, como a campanha anual de plantação de florestas na escola secundária de Buchloe, na área de proteção da água perto de Lindenberg, a importância das árvores para as pessoas e os animais também é enfatizada. Aqui os alunos medem as distâncias com antecedência, marcam os locais de plantio e cavam covas – tudo para plantar corretamente as pequenas árvores e acompanhá-las no caminho até uma verdadeira floresta. Durante esta atividade escolar, os alunos também podem fortalecer as suas capacidades de trabalho em equipa e a sua capacidade de interagir com a natureza e o meio ambiente e experimentar como é divertido trabalhar juntos ao ar livre.

Desde o início do “Wald Aktiv”, mais de 21.000 estudantes fizeram a sua parte para transformar os arredores de Viena em florestas prósperas. Como resultado, muitas das áreas plantadas são hoje cultivadas, vivendo ecossistemas que não só embelezam o espaço urbano, mas também contribuem ativamente para a melhoria do clima na cidade.

Juntos para o futuro

A campanha de plantio não é apenas uma contribuição duradoura à natureza, mas também fortalece o sentimento de união nas turmas e promove o trabalho em equipe. Os estudantes vienenses mostram de forma impressionante que têm um bom talento para proteger o ambiente e moldar ativamente o seu espaço de vida. Esta iniciativa não será apenas um pulmão verde para a cidade, mas também uma valiosa experiência educativa para as crianças. É ainda melhor ver que tais projectos recebem um apoio tão generalizado em toda a Áustria - e especialmente em Viena.

O crescimento da campanha ao longo dos anos é particularmente evidente no grande número de escolas e turmas participantes. Este ano será emocionante observar como as árvores recém-plantadas se desenvolvem e, dentro de alguns anos, talvez abrir o próximo capítulo na história da Floresta de Viena.