Viena lembra o Sr. Opera Ball Richard Lugner: homenagens no primeiro aniversário de sua morte

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Richard Lugner, conhecido como "Mr. Opera Ball", morreu em 12 de agosto de 2024 em Viena-Döbling. Um ano depois ele é lembrado em Lugner City.

Richard Lugner, bekannt als „Mr. Opernball“, verstarb am 12. August 2024 in Wien-Döbling. Ein Jahr später wird ihm in der Lugner City gedacht.
Richard Lugner, conhecido como "Mr. Opera Ball", morreu em 12 de agosto de 2024 em Viena-Döbling. Um ano depois ele é lembrado em Lugner City.

Viena lembra o Sr. Opera Ball Richard Lugner: homenagens no primeiro aniversário de sua morte

Um ano após a morte de Richard Lugner, mais conhecido como "Mr. Opera Ball", Viena irá lembrá-lo com uma honra especial. O carismático empreiteiro e artista morreu em 12 de agosto de 2024 em sua villa Döblinger aos 91 anos e deixa um legado duradouro. No primeiro aniversário de sua morte, sua figura de cera estará no famoso Cidade de Lugner num dos maiores e mais conhecidos centros comerciais da Áustria, que ele próprio fundou.

Richard Lugner nasceu em 11 de outubro de 1932 em Viena. Ele fundou a “Lugner Bau- und Immobiliengesellschaft” na década de 1960, após completar sua formação como mestre de obras. Além da construção de vários edifícios marcantes, como a mesquita de Bruckreifen e a renovação do templo da cidade, ele alcançou grande fama, especialmente através da abertura da Lugner City em 1990. Anteriormente, ele comprou uma propriedade no Cinturão de Viena por um milhão de euros e fez um bom negócio que ainda hoje vale a pena.

Uma vida cheia de destaques

Mas não foram apenas os seus projetos de construção que fizeram dele um popular original vienense. Lugner também foi parte integrante do Baile da Ópera de Viena, onde se apresentou com convidados internacionais e sempre ganhou as manchetes. Sua colorida vida privada, com um total de seis casamentos e quatro filhos, assim como suas aparições em reality shows também fizeram parte de seu carisma. Como “leão da sociedade”, foi onipresente na sociedade vienense e deu uma contribuição significativa ao entretenimento da cidade.

No entanto, a valorização da sua vida estende-se para além de 2025. Centenas de fãs e companheiros reuniram-se no seu réquiem na Catedral de Santo Estêvão e na missa fúnebre na Kaasgrabenkirche para prestar as suas últimas homenagens. Personalidades proeminentes, incluindo o prefeito Michael Ludwig e o ex-chanceler Nehammer, falaram de Lugner como um importante construtor e um “original austríaco”. A solidariedade da população vienense durante este período difícil era óbvia.

Perspectivas futuras para Lugner

Para preservar a memória de Richard Lugner, os políticos locais estão a planear dar o seu nome a uma praça ou caminho - de preferência perto da sua antiga casa em Grinzing. Um pedido correspondente deverá ser apresentado à autoridade responsável em setembro. Lugner, que não era apenas arquiteto, mas também político e artista, deixou uma impressão duradoura através do seu trabalho e projetos que poderão continuar a moldar os eventos em Viena no futuro.

A obra da sua vida continuará a ser lembrada, não só pelas homenagens da cidade, mas também pelas experiências e memórias que deixou. Sua figura de cera será apenas parte do legado que “Mr. Opera Ball” deixa.

Como o próprio Richard Lugner disse uma vez: “Você deveria aproveitar a vida”. E a sua memória continuará a fazê-lo em Viena.