Moradores de Döbling lutam contra as ondas sonoras e o pop-up do McDonald's!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os moradores de Döbling estão lutando contra a poluição sonora causada pelos velocistas e pelo planejado restaurante pop-up McDonald's em 30 de outubro de 2025.

Anwohner in Döbling kämpfen gegen Lärmbelästigung durch Raser und geplantes McDonald's Pop-up-Restaurant am 30.10.2025.
Os moradores de Döbling estão lutando contra a poluição sonora causada pelos velocistas e pelo planejado restaurante pop-up McDonald's em 30 de outubro de 2025.

Moradores de Döbling lutam contra as ondas sonoras e o pop-up do McDonald's!

Os moradores da Heiligenstädter Straße, em Döbling, estão prestando atenção no que diz respeito ao barulho e ao planejado novo prédio do McDonald's. Martin, 32 anos, é um dos muitos que acordam todas as noites com sons que lembram tiros. Eles vêm de veículos tunados que são usados ​​como pista de corrida pelos chamados roadrunners. Os moradores sofrem há anos com ruídos de motores, buzinas e música alta. Uma circunstância que não só perturba a noite de sono, mas também afeta significativamente a qualidade de vida, como relata Kurier.

Agora, o McDonald's planeja construir um novo restaurante em um terreno baldio próximo a um posto de gasolina a partir de 2026. Durante as obras, um restaurante pop-up funcionará por cerca de sete meses, mas sem refeitório ou vagas de estacionamento. “Isto certamente atrairá mais pessoas correndo pelas ruas”, teme Hanna, 33 anos, que fundou uma iniciativa de cidadania e iniciou uma campanha de assinaturas. Mais de 200 assinaturas já foram coletadas porque muitos moradores não estavam suficientemente informados sobre o projeto e não tiveram oportunidade de registrar uma reclamação, como descreve o Exxpress.

Preocupações dos moradores

O prazo para reclamações já expirou, mas os moradores não desistiram. Uma reunião com o líder distrital Daniel Resch do ÖVP está prevista para novembro. Numa audiência inicial, foram levantadas preocupações sobre a poluição sonora e a segurança rodoviária; É garantido que nenhuma janela está planejada para desenvolvimento residencial. O horário de funcionamento do drive-in é até às 2h, alimentando ainda mais as preocupações dos moradores.

A poluição sonora proveniente de veículos tunados é particularmente pronunciada na região. O FPÖ levanta regularmente a questão no Conselho Nacional e na Câmara Municipal de Viena. Hubert Fuchs e Klemens Resch (ambos FPÖ) criticam o fracasso da cidade e dos ministérios do Interior em resolver este problema de forma sustentável. O hotspot, Heiligenstädter Straße, é descrito pelos políticos como um local de enorme poluição sonora e condução perigosa, o que há anos causa grandes dificuldades aos residentes. São necessárias medidas concretas para finalmente melhorar a situação.

Medidas contra a poluição sonora

Desde 17 de outubro que existe proibição absoluta de estacionamento junto ao posto de gasolina todas as sextas e sábados à noite a partir das 18h00. às 2 da manhã para evitar que a cena do Roadrunner estacione. Além disso, estão sendo realizadas verificações reforçadas pela polícia. No entanto, o problema é bastante extenso: cerca de 75% da população sente-se perturbada pelo ruído do tráfego rodoviário, como relata a Agência Federal do Ambiente. Para controlar o nível de ruído, são necessários limites de velocidade e veículos mais silenciosos.

Resta saber se e como os residentes de Döbling encontrarão em breve a paz. O cansaço causado pelo ruído crónico e o conflito entre os residentes e os novos planos de construção estão no limite e mostram quão importante é a voz dos residentes em tais processos de tomada de decisão.