Caos no aeroporto de Munique: Drone Alarme estraga os vôos!
Os avistamentos de drones no aeroporto de Munique levaram a desvios de vôo para Viena em 4 de outubro de 2025 e agitação nos passageiros.

Caos no aeroporto de Munique: Drone Alarme estraga os vôos!
Hoje, o aeroporto de Munique experimentou novamente uma noite caótica, desencadeada por avistamentos de drones que confundiam o tráfego aéreo. Como Foco Relatórios, os passageiros criaram incompreensão quando o voo de Lisboa para Munique foi redirecionado para Viena devido a um alarme de drones. O porta-voz do ex-governo Béla Anda foi um dos afetados, e o voo aterrissou na capital austríaca pouco antes da meia-noite. Todos os hotéis estavam totalmente reservados na época, o que não melhorou a situação.
O motivo do desvio era bloquear as vias iniciais e de pouso no aeroporto de Munique. Às 21h36, ambas as faixas foram bloqueadas por causa da visualização de dois drones. Eles voaram rapidamente, mas as consequências foram devastadoras: 23 vôos que chegavam tiveram que ser redirecionados, 12 vôos foram cancelados e 46 partidas planejadas foram canceladas. Um total de cerca de 6.500 passageiros foram afetados, muitos deles passaram a noite no aeroporto.
Os passageiros de Viena tiveram a oportunidade de sair, o que alguns fizeram. No entanto, muitos estavam desesperados porque tinham voos de conexão em Munique. Cerca de um terço dos viajantes decidiram voar de volta para Lisboa e depois viajar para Munique no dia seguinte. Alto Show diário Não pôde ser levado ao objetivo como de costume e foi bastante enviado para Lisboa para ser trazido a Munique mais tarde.
Os perigos dos drones
Os incidentes no aeroporto de Munique não estão isolados. Em 2025, foram registrados 144 deficiências por drones, um aumento claro em comparação com as 113 ocorrências no ano anterior. O controle de tráfego aéreo alemão (DFS) já registrou 6 avistamentos em Munique e 35 em Frankfurt até agosto de 2025. Esses distúrbios fazem parte de um problema crescente nos aeroportos comerciais alemães, onde os acertos de drones on -line podem ser um perigo sério.
Especialistas suspeitam que os vôos de drones não autorizados sejam realizados por pilotos sem escrúpulos, mas os atores inimigos também podem estar por trás de alguns avistamentos. A defesa é uma tarefa difícil, e a responsabilidade não está nos aeroportos, mas com a polícia. Consequentemente, a Associação do Aeroporto da ADV pede uma estrutura legal clara e tecnologias financiadas pelo estado para proteger os drones para garantir a segurança no espaço aéreo, como Tagesspiegel.
Reações políticas
A decisão política -os fabricantes estão preocupados com os desenvolvimentos e discutem medidas para proteger melhor os aeroportos. O ministro federal do Interior, Alexander Dobrindt, planeja usar o Bundeswehr para apoiar os drones e introduzir uma nova Lei de Segurança Aérea. Dobrindt enfatiza a necessidade de estreita cooperação entre os governos federal e estadual para fortalecer a defesa dos drones.
O episódio de hoje mostra claramente que a segurança no espaço aéreo ainda é um tópico explosivo. O que resta são os viajantes que precisam sentar em seus vôos com um sentimento de incerteza e se perguntar quando e onde o próximo drone aparecer.