A Frankhplatz está se tornando mais verde: a reformulação começa em 2024 para uma melhor qualidade de vida!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Frankhplatz será redesenhada até o final de 2026: estação de metrô, espaços verdes e espaços adequados para pedestres para uma maior qualidade de vida.

Frankhplatz wird bis Ende 2026 umgestaltet: U-Bahn-Station, Grünflächen und fußgängerfreundliche Räume für höhere Lebensqualität.
A Frankhplatz será redesenhada até o final de 2026: estação de metrô, espaços verdes e espaços adequados para pedestres para uma maior qualidade de vida.

A Frankhplatz está se tornando mais verde: a reformulação começa em 2024 para uma melhor qualidade de vida!

Em breve, as coisas voltarão a correr bem em Josefstadt, em Viena: a remodelação da Frankhplatz está ao virar da esquina e os primeiros planos foram apresentados. As obras estão previstas para começar em abril de 2024 e os moradores já foram envolvidos em um processo de participação. O objetivo? Aumentar a qualidade de vida e tornar os espaços públicos mais atrativos. O MeinBezirk informa que a estrutura da estação de metrô Frankhplatz já foi concluída, mas o comissionamento ainda está atrasado. A praça não será apenas um centro para a estação de metrô, mas também para uma ciclovia que liga a Universitätsstrasse à Alser Strasse.

O que exatamente os residentes e transeuntes podem esperar? Está prevista a deslacração de quase 5.000 metros quadrados de terreno para criar mais espaços verdes. Estas novas áreas serão integradas na Schwarzspanierstrasse, Garelligasse e Frankhplatz. Além disso, estão previstas 16 novas árvores e 40 opções de assentos com elementos de sombra. O objetivo destas medidas é criar espaços de encontro adequados para os peões, o que também deverá contribuir para a acalmia do tráfego.

Desvio e acalmia de tráfego

É claro que o canteiro de obras também traz consigo mudanças: no futuro, a Landesgerichtsstrasse só será acessível em uma faixa da Universitätsstrasse à Felderstrasse, e a passagem entre a Alser Strasse e a Universitätsstrasse será completamente fechada desde o início da construção. Os usuários da estrada na direção do 9º distrito devem ser redirecionados da Felderstrasse pela Ebendorfer Strasse. A Wiener Linien também recomenda evitar grandes áreas se o destino não for próximo. No entanto, com algumas pequenas restrições aos fins de semana, as linhas de eléctrico 43 e 44 continuam a operar normalmente, como nos informa Nossa Josefstadt.

A transição dos transportes é um tema central no planeamento actual, não só para Viena, mas também para muitas outras cidades. De acordo com as informações do BMV, a mobilidade suave é crucial para a nossa sociedade. A transição da mobilidade visa estabelecer novos meios de transporte e conceitos sem renunciar ao conforto. Trata-se de reduzir o transporte motorizado privado e promover alternativas tangíveis, como caminhadas, ciclismo e transporte público local. O redesenho da Frankhplatz enquadra-se exactamente nesta estratégia e cria uma infra-estrutura para “curtas distâncias” que fortalece a utilização de meios de transporte amigos do ambiente.

Os líderes distritais Martin Fabisch (Verdes) e Saya Ahmad (SPÖ) manifestaram-se claramente a favor desta reorganização. Todo o projeto está previsto para ser concluído até o final de 2026 e poderá, portanto, tornar-se uma verdadeira vitrine para a cidade. O redesenho não só mudará permanentemente a própria Frankhplatz, mas também toda a área circundante.