Viena começa a promover as mulheres: 1,7 milhões de euros para 100 novos empregos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 2025, Viena iniciará uma fundação feminina com 1,7 milhões de euros para melhorar as oportunidades profissionais das mulheres.

Wien initiiert 2025 eine Frauenstiftung mit 1,7 Millionen Euro, um berufliche Chancen für Frauen zu verbessern.
Em 2025, Viena iniciará uma fundação feminina com 1,7 milhões de euros para melhorar as oportunidades profissionais das mulheres.

Viena começa a promover as mulheres: 1,7 milhões de euros para 100 novos empregos!

Algo está acontecendo com as mulheres no mercado de trabalho em Viena! A Fundação de Apoio às Mulheres de Viena, lançada hoje, está a enviar um forte sinal para a qualificação profissional das mulheres. Sob o lema “A igualdade precisa de apoio”, 100 mulheres terão a oportunidade de melhorar as suas perspetivas de carreira e construir pontes para um emprego sustentável. O diretor-gerente do Fundo de Promoção dos Funcionários de Viena (waff), Marko Miloradović, enfatiza: “A fundação das mulheres visa ajudar a compensar as desvantagens das mulheres no mercado de trabalho”, como Hoje relatado.

Uma olhada nos participantes anteriores deixa clara a necessidade. Annika, 45 anos, trabalha com limpeza há duas décadas e está em busca de novos caminhos profissionais devido a desafios de saúde. Sarah, de 27 anos, é mãe solteira e interrompeu seu aprendizado como assistente de dentista; ela está em busca de treinamento técnico para melhorar suas perspectivas de emprego. Tais exemplos não são incomuns, enfatiza o waff. Em particular, as mulheres que cuidam dos filhos ou dos familiares têm muitas vezes dificuldade em regressar à vida profissional.

Condições de participação e apoio

O concurso para as 100 vagas já está em curso e os primeiros cursos de formação terão início no outono de 2025. O pacote de apoio inclui formação gratuita no valor médio de 7.000 euros, cobertura dos custos de formação e um subsídio mensal de 300 euros. Durante a formação, as mulheres selecionadas continuam a receber o subsídio de desemprego.

A cidade de Viena está a investir um total de 1,7 milhões de euros neste projecto piloto, que foi lançado em colaboração com a AMS, para promover as mulheres. O prefeito Michael Ludwig explicou na apresentação que o objetivo era ajudar as mulheres a concluir a formação profissional e a encontrar boas condições de trabalho. “Este é também um sinal forte para Viena como local de negócios”, acrescentou.

Uma olhada nos números

Algumas estatísticas interessantes sublinham a necessidade de tais iniciativas. Em Viena, mais de 52.000 mulheres estão desempregadas, das quais 17.764 possuem apenas um certificado de conclusão da escolaridade obrigatória. Com uma taxa de participação na força de trabalho de 76%, Viena tem a taxa mais elevada da Áustria, mas a taxa de trabalho a tempo parcial para as mulheres é de 43%, abaixo da média austríaca de 52%. A disparidade salarial entre homens e mulheres em Viena é cerca de 10% inferior à média nacional, mas ainda é significativa de 20,9% para cargos altamente qualificados, de acordo com dados do Fundação Federal para a Igualdade mostrar.

O programa da Fundação para a Promoção da Mulher dirige-se a mulheres com 25 anos ou mais que estão pré-registadas na AMS Viena e que têm de sobreviver sem ter concluído a formação profissional. As mulheres que regressam ao trabalho e que pretendem regressar ao trabalho devido a interrupções relacionadas com a família ou trabalho de prestação de cuidados são particularmente abordadas. A mensagem é clara: a educação e a qualificação profissional são a chave para uma vida melhor!

Viena não se concentra apenas no apoio individual, mas também no fortalecimento de toda a localização empresarial. A cidade tem muito a oferecer e a Fundação para a Promoção da Mulher é outro passo importante em direção à igualdade de oportunidades. Como bem disse o Presidente da Câmara Ludwig: “Estamos a investir em especialistas bem treinados que irão fortalecer a nossa economia”. Esta iniciativa tem o potencial não só de melhorar as condições de vida das mulheres, mas também de fazer avançar toda a economia vienense. OTS relatado.