Viena conta com uma recuperação: a nova coligação está a planear grandes reformas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A nova “coligação de recuperação” de Viena planeia reformas económicas e apoio social. Os prefeitos Ludwig e Emmerling apresentam mudanças importantes para 2025.

Wien's neue „Aufschwungskoalition“ plant Wirtschaftsreformen und soziale Unterstützung. Bürgermeister Ludwig und Emmerling präsentieren zentrale Veränderungen für 2025.
A nova “coligação de recuperação” de Viena planeia reformas económicas e apoio social. Os prefeitos Ludwig e Emmerling apresentam mudanças importantes para 2025.

Viena conta com uma recuperação: a nova coligação está a planear grandes reformas!

Na terça-feira, o governo da cidade de Viena, liderado pelo prefeito Michael Ludwig e sua vice, Bettina Emmerling, apresentou seu novo programa de governo. A “coligação de recuperação” estabeleceu para si própria o objectivo ambicioso de aproveitar os sucessos anteriores e fazer de Viena o local líder para a digitalização e tecnologia de ponta. Depois de encorajar o crescimento económico de 2,5 por cento em 2023, que quebrou a tendência austríaca na outra direcção, a cidade quer tomar medidas concretas para continuar a ser forte na concorrência económica no futuro. Alto perfil O ano passado não foi apenas caracterizado pelo crescimento, mas também por um elevado défice: com 1,6 mil milhões de euros, a cidade enfrenta grandes desafios financeiros.

Um ponto central do programa do governo é a reorganização da renda mínima. A administração municipal está a planear um regulamento uniforme que também tenha em conta o requisito de residência para refugiados e a pensão alimentícia básica. Além disso, a situação de vida das famílias com vários filhos é avaliada para garantir que o apoio chega onde é mais urgentemente necessário, como num relatório da A imprensa está resumido.

Foco em educação e transporte

No que diz respeito à educação infantil, a cidade planeia integrar pessoas que mudam de carreira no ensino primário e trazer mais pessoal de apoio para os jardins de infância. O objetivo é reduzir o esforço dos educadores existentes. Outro objetivo é aumentar a exigência de frequência semanal para crianças que necessitam de apoio linguístico. A situação do trânsito também terá um impacto significativo no programa governamental: a separação do tráfego pedonal e ciclável é um passo visível para a melhoria da circular. Ao mesmo tempo, deverão ser implementadas restrições adequadas à entrada na cidade, o que também representa um pré-requisito para as medidas de trânsito, informou contraste.

É dada especial atenção ao apoio às pequenas e médias empresas. A cidade tomará medidas específicas para apoiar as empresas e investir na formação e na educação continuada. Desafios como o aumento dos preços e a interrupção das cadeias de abastecimento não param por aí, mas Viena mostra-se um reduto do progresso. A cidade alcançou um melhor crescimento económico do que o resto da Áustria, não só no ano passado, mas também desde 2023.

Um olhar para o futuro

A visão do governo municipal de Viena até 2040 vai muito além dos pontos mencionados. Um centro de dados europeu de IA planeado em Aspern, com mais de 100 000 processadores, será da maior importância não só para a investigação, mas também para os sectores industriais. Além disso, Viena deve funcionar como um modelo de cidade inteligente - com o objectivo de alcançar a neutralidade climática até 2040 e promover a expansão do aquecimento urbano e da energia fotovoltaica. Futuras rotas de teste para condução autônoma em transporte público trarão uma lufada de ar fresco à mobilidade urbana.

No geral, Viena mostra-se um lugar com grande potencial que aceita ativamente os seus desafios e se orienta para o futuro com um plano claro. O novo governo municipal está a tomar medidas concretas para garantir a qualidade de vida da população vienense e para promover de forma sustentável a recuperação económica.