Viena está a tornar-se uma metrópole da arte: um outono cheio de inovação e criatividade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No outono de 2025, Viena tornar-se-á um centro de arte e design com feiras de arte, festivais e inovação social.

Wien wird im Herbst 2025 zum Zentrum für Kunst und Design mit Kunstmessen, Festivals und sozialer Innovation.
No outono de 2025, Viena tornar-se-á um centro de arte e design com feiras de arte, festivais e inovação social.

Viena está a tornar-se uma metrópole da arte: um outono cheio de inovação e criatividade!

Neste outono, Viena está a posicionar-se como um centro internacional de arte e design e atrai visitantes com um programa denso que combina feiras de arte, um importante festival de design e excelentes exposições em museus. A feira de arte aconteceu de 11 a 14 de setembro vienacontemporânea teve lugar, onde mais de 100 galerias de 25 países, com especial enfoque na Europa Central e Oriental, apresentaram os seus trabalhos. Ao mesmo tempo, o evento transformou Viena paralela a área de Otto Wagner tornou-se um palco de arte experimental onde artistas consagrados se reuniam com talentos emergentes.

Um destaque da programação cultural de outono é a Semana de Design de Viena, que começa no dia 26 de setembro e dura dez dias. Com cerca de 200 eventos e 40 mil visitantes esperados, o festival é visto como um laboratório social que promove discussões críticas e lúdicas. O diretor do festival, Gabriel Roland, enfatiza a missão social do evento e vê a Vienna Design Week como uma plataforma que apresenta Viena como uma “Cidade Cheia de Design”.

Diversidade de formatos e inovação social

Desde a sua fundação em 2007, a Vienna Design Week estabeleceu-se como o maior festival de design com curadoria da Áustria. O programa oferece uma ampla gama de formatos, incluindo oCaminhos de paixão, em que designers internacionais trabalham com empresas artesanais vienenses, e oTrabalho na cidade, onde a Caritas Viena desenvolve soluções de design social. Outro aspecto interessante são as iniciativas Urban Food & Design, que se dedicam à extração de corantes de recursos biorregionais.

  • Passionswege: Internationale Designer kooperieren mit lokalen Handwerksbetrieben.
  • Stadtarbeit: Soziale Designlösungen durch Caritas Wien.
  • Urban Food & Design: Nachhaltige Farbstoffgewinnung.

A diversidade de formatos também se reflete na ênfase em design de produto, mobiliário e industrial, bem como na discussão de arquitetura e design gráfico. Uma forte rede de designers e parceiros apoia o evento, a fim de conectar o potencial local internacionalmente e também facilitar o acesso aos recém-chegados.

Arte e cultura nos museus de Viena

Embora alguns dos eventos mais emocionantes ocorram ao ar livre, os museus de Viena também oferecem uma ampla variedade de exposições. OAlbertinaA exposição “Gótico Moderno” mostra uma viagem no tempo desde a arte medieval até Max Beckmann e Edvard Munch. OMuseu Leopoldoé dedicado às influências ocultas na arte por volta de 1900, e queMACestá planejando uma retrospectiva abrangente sobre arte em filigrana em vidro e Helmut Lang em dezembro.

Com esta mistura sofisticada de feiras de arte comerciais e iniciativas de design sociopolíticamente comprometidas, Viena conseguiu posicionar-se como um hotspot inovador. O programa de mestrado “Design Social – Artes como Inovação Urbana” da Universidade de Artes Aplicadas também visa formar uma nova geração de designers que desenvolvam soluções criativas para desafios urbanos.

Com todos estes destaques, o outono em Viena dá realmente vontade de desfrutar de arte, design e inovação social - uma verdadeira alegria para quem quer experimentar a diversidade cultural desta cidade!

Quellen: