Fortes tempestades em Viena e na Baixa Áustria: ameaça de granizo e inundações!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Novos avisos de mau tempo para a Baixa Áustria e Viena: granizo, inundações e trovoadas aguardam a região em 2 de junho de 2025.

Erneute Unwetterwarnungen für Niederösterreich und Wien: Hagel, Überschwemmungen und Gewitter erwarten die Region am 2. Juni 2025.
Novos avisos de mau tempo para a Baixa Áustria e Viena: granizo, inundações e trovoadas aguardam a região em 2 de junho de 2025.

Fortes tempestades em Viena e na Baixa Áustria: ameaça de granizo e inundações!

Depois de fortes tempestades no domingo, partes de Viena, Baixa Áustria, Estíria e Burgenland foram novamente afetadas por trovoadas na noite de segunda-feira. A situação evoluiu dramaticamente quando as células de tempestade se espalharam do oeste para a Alta Estíria e se espalharam por todo o país oriental até a noite. As consequências foram devastadoras: ocorreram inundações, deslizamentos de terra e bloqueios em vários distritos da Baixa Áustria. As brigadas de incêndio foram totalmente mobilizadas para lidar com os danos e apoiar as áreas afetadas. As fortes chuvas persistentes, em particular, causaram problemas, já que o principal perigo eram as inundações, que deixaram muitas caves e ruas submersas, relata. correio.

Pedras de granizo com diâmetro de até três centímetros foram relatadas em Viena. Os preparativos para as tempestades eram óbvios, pois os meteorologistas já haviam apontado antecipadamente a alta probabilidade de trovoadas. Os avisos permanecem em vigor nos próximos dias, à medida que a situação climática muda para uma mistura mutável de sol e nuvens. Na terça-feira podem ser esperadas pancadas de chuva e trovoadas, especialmente nas montanhas e no sul, que podem ser fortes. Quarta-feira pode trazer um ponto positivo, já que se prevê condições climáticas cada vez mais ensolaradas.

Perigo de mau tempo além das fronteiras nacionais

As tempestades têm não só a Áustria, mas também a Alemanha firmemente sob controlo. Houve tempestades violentas na Renânia do Norte-Vestfália, onde os bombeiros tiveram que ser chamados inúmeras vezes para encher as caves e descreveram cenários semelhantes aos de Viena. Também aí existe o risco de danos provocados por tempestades devido à queda de ramos e, em algumas regiões, as ruas foram inundadas com água. Em Bad Säckingen, uma cidade foi ainda atingida por uma tempestade de granizo que causou danos significativos, informa Giessen Geral.

Uma análise dos alertas meteorológicos severos mostra que a Alemanha e a Áustria enfrentam os mesmos desafios. Os meteorologistas alertam repetidamente para novas tempestades com precipitação, que em muitas regiões assumem o caráter clássico de “trovoadas normais”. O DWD fala de quantidades de precipitação de até 30 litros por metro quadrado num período de tempo muito curto – isto é alarmante e requer muita cautela para combater os perigos de quedas de raios e inundações. Aqueles também Centro de clima severo oferece constantemente informações e previsões atualizadas para proteger a população e poder se preparar caso o pior aconteça.

Um fim de semana com clima instável

Os próximos dias permanecem incertos. Depois da chuva intensa de segunda-feira, estão previstas condições meteorológicas cada vez mais variáveis ​​para terça-feira. À tarde, poderão ocorrer fortes trovoadas nas montanhas e no sul. As temperaturas oscilam entre agradáveis ​​23 e 30 graus. Quarta-feira parece estar se voltando em direção ao sol, desde que uma máxima intermediária possa ser estabelecida com sucesso. Mas até lá, o risco de condições meteorológicas adversas permanece elevado e é necessária uma vigilância cuidadosa para navegar com segurança durante este período tempestuoso.