A Áustria celebra aniversários importantes: uma viagem através de 100 anos de história
Viena comemora três aniversários em 2025 com uma exposição fotográfica na Biblioteca Nacional que mostra a história da Áustria.

A Áustria celebra aniversários importantes: uma viagem através de 100 anos de história
Em meio à atmosfera festiva que envolve Viena em 2025, há motivos para comemorar. Três aniversários importantes recordam a movimentada história do país: o 80.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, o 70.º aniversário do Tratado de Estado Austríaco e o 30.º aniversário da adesão à UE. Esses marcos são homenageados na notável exposição fotográfica “A Century in Pictures” na Biblioteca Nacional de Viena.
Como meinkreis.at relatórios, a exposição inclui cerca de 200 peças, entre fotografias, cartazes, jornais diários, revistas e material de arquivo da ORF. Organizada cronologicamente por década, a exposição oferece não apenas uma retrospectiva visual, mas também um esboço textual da história austríaca. Isto deixa claro como os acontecimentos estão interligados e o que significaram para o desenvolvimento da Áustria.
Insights sobre a história da Áustria
Os destaques da exposição são tão diversos quanto a própria história. Entre outras coisas, há uma foto impressionante de Lothar Rübel que captura o dia do incêndio no Palácio da Justiça em 15 de julho de 1927. O retrato de Liesl Goldarbeiter, a única “Miss Universo” na Áustria desde 1929, também pode ser visto. A perseguição aos judeus em Viena, a assinatura do Tratado de Estado em 15 de maio de 1955 no Palácio Belvedere e a vitória de Udo Jürgens no concurso de música em 1966 também fazem parte desta viagem visual no tempo. O caso Waldheim e os ultrajes da “Heldenplatz” também encontram o seu lugar neste espetáculo impressionante, que também inclui sucessos desportivos, reviravoltas políticas e momentos histórico-culturais.
O próprio Tratado de Estado, elemento central na história da Áustria, foi assinado em 15 de maio de 1955 por representantes dos EUA, da União Soviética, da França, da Grã-Bretanha e do governo federal austríaco. O tratado entrou em vigor em 27 de julho e forneceu a base para o estabelecimento da Áustria como um estado soberano e independente. O que é particularmente digno de nota é que a Áustria se comprometeu a não entrar em qualquer unificação política ou económica com a Alemanha.
Um olhar para o futuro
A exposição também ilumina o presente. A foto mais recente mostra a coalizão de semáforos sob os presidentes Stocker, Babler e Meinl-Reisinger. A atenção já está colocada nos desenvolvimentos futuros, que dependem em grande medida do novo governo e da forma como lidar com os desafios actuais, como a recessão, a inflação, a migração e a educação.
No geral, a exposição fotográfica não reflecte apenas o passado, mas também oferece um discurso valioso sobre o presente e o futuro da Áustria. Uma visita à Biblioteca Nacional vale duplamente a pena: conheça de perto a história e reflita sobre a sua opinião sobre a atual situação política do país!
Para aqueles que gostariam de saber mais sobre o Tratado do Estado Austríaco Wikipédia numerosos detalhes sobre este acordo histórico, que é considerado um marco da Segunda República. Um tema que certamente continuará a ser tema de conversa nos próximos anos.