Sinfonia dos Mil de Mahler: Um concerto para memórias e emoções!
Saiba tudo sobre a 8ª Sinfonia de Gustav Mahler, que estreia no dia 10 de junho de 2025 em Dolby Digital 5.1 às 19h30.

Sinfonia dos Mil de Mahler: Um concerto para memórias e emoções!
Em 10 de junho de 2025 às 19h30. um evento musical muito especial acontecerá em Viena: a apresentação da impressionante obra de Gustav Mahler Oitava Sinfonia, também conhecida como a “Sinfonia dos Mil”. Famosa pela sua extraordinária sonoridade, esta obra reúne coro, solistas e uma grande orquestra e pretende criar uma forma de arte universal que transmita profundidade espiritual e mensagens humanísticas.
O próprio Gustav Mahler (1860 – 1911) teve uma relação especial com esta composição. Ele a descreveu como sua “obra mais importante” e escreveu a Willem Mengelberg que sua Oitava Sinfonia deveria entrar para a história como a “Sinfonia dos Mil”. A estreia aconteceu em 12 de setembro de 1910 sob sua direção em Munique e foi um grande sucesso, garantindo a Mahler um lugar na primeira fila do cenário musical internacional. Na verdade, mais de 1.015 participantes participaram da estreia, incluindo 850 cantores de coro e 157 instrumentistas, o que sublinhou de forma impressionante o poder e a complexidade da obra.
A estrutura da sinfonia
A Oitava Sinfonia é dividida em duas partes. A primeira parte baseia-se no hino latino “Veni creator spiritus”, que encarna um grande moteto em forma musical e pretende abordar os temas espirituais da redenção e da unidade. A segunda parte é uma ambientação musical da cena final de “Fausto” de Goethe, que é uma mistura de drama musical, cantata e oratório. Esta estrutura diverge dos quatro movimentos clássicos e reflete o estilo não convencional de Mahler. Mahler sentiu-se pressionado ao compor, o que provavelmente levou à alta velocidade com que as notas foram escritas.
No geral, a Oitava Sinfonia aborda o poder do amor e da graça, que é ilustrado por cinco princípios orientadores. Com o seu trabalho, Mahler quis defender o poder reconciliador das relações humanas e, assim, afastou-se do pessimismo dos seus trabalhos anteriores. Não convencional e cheia de conteúdo emocional, esta sinfonia estabeleceu-se como uma obra-prima e é frequentemente apresentada em salas de concerto em todo o mundo.
Uma grande noite em Viena
Para a próxima apresentação, os ouvintes podem esperar uma noite notável com muitos solistas talentosos. As vozes incluem Verity Wingate, Eleanor Lyons, Maximilian Schmitt e Rafael Fingerlos. Além disso, os dois grandes coros, a Associação de Cantores de Viena e o Coro Filarmónico Eslovaco, bem como o Coro dos Meninos de Viena garantirão um som magnífico. A Orquestra Tonkunstler da Baixa Áustria, sob a direção de Yutaka Sado, completará perfeitamente a apresentação musical.
Também vale destacar a qualidade técnica da performance, que é transmitida em som surround Dolby Digital 5.1. Isso promete que os ouvintes possam mergulhar em uma experiência sonora completa. A alegria deste destaque musical é ainda reforçada pela estreita ligação a Mahler e ao contexto histórico da estreia, que atraiu muitas figuras proeminentes como Thomas Mann e Richard Strauss e resultou em 20 minutos de aplausos sustentados.
A Oitava Sinfonia não é, portanto, apenas uma peça musical, mas um evento cultural que certamente tocará o coração do povo vienense e de todos os visitantes. Quem tiver a oportunidade de estar lá não deve perder. Será uma noite cheia de emoções e brilho musical que ficará na memória no futuro.